Pequim registra 1º caso de Covid em quase 6 meses

Por Rogerio Magno em 29/07/2021 às 12:25:44
Governo chinês confirmou novas infecções em mais 3 províncias. Surto começou no dia 20 com funcionários de aeroporto em Nanquim, cidade próxima a Xangai, e está se espalhando pelo país. Chineses fazem fila para testes de Covid-19 em em Nanjing, na província de Jiangsu, no leste da China, em 28 de julho de 2021

Li Bo/Xinhua via AP

A China confirmou mais 49 infectados de Covid-19 nesta quinta-feira (29), uma queda em relação aos últimos dias, mas registrou casos em mais três províncias — e o primeiro na capital Pequim em quase seis meses.

O novo surto tem sido impulsionado pela variante delta e começou no dia 20 em Nanquim, cidade no leste do país e próxima a Xangai, e está se espalhando pelo país.

A variante foi detectada inicialmente em nove funcionários do aeroporto da cidade, que é a capital da província de Jiangsu, e já são 175 casos relacionados ao surto.

VEJA TAMBÉM:

Japão registra recorde de casos de Covid em meio às Olimpíadas

A polêmica retirada de moradores de rua de Tóquio: 'Querem nos deixar invisíveis'

O chocante caso de centenas de crianças abusadas secretamente em abrigos de Londres

A maioria dos infectados havia sido vacinada, segundo as autoridades de Jiangsu. A população foi colocada sob confinamento em Nanquim, e as autoridades testaram seus 9,2 milhões de habitantes.

"Cibercafés, academias, cinemas, karaokês e até bibliotecas foram fechados", afirmou Lu Jing, funcionário de alto escalão dos serviços epidemiológicos provinciais.

O rastreamento do surto sugere que a fonte de contágio foi uma equipe que não estava protegida adequadamente e limpava aviões após voos internacionais, segundo a agência de notícias Xinhua.

O aeroporto, que é um dos mais movimentados do país e recebeu mais de 30 milhões de passageiros em 2019, foi fechado.

Chinês faz teste de Covid-19 em Nanjing, na província oriental de Jiangsu, em 21 de julho de 2021

AFP

Outros três casos foram confirmados na província densamente povoada de Sichuan, no sudoeste do país, e dois em Pequim.

O hotel Legendale foi fechado no centro da capital chinesa, após a descoberta de um caso "importado", e funcionários com trajes de proteção desinfetaram os arredores do local com pulverizadores.

O governo chinês também tem registrado casos na fronteira com Mianmar, na província de Yunnan. Militares deram um golpe de estado em fevereiro e enfrentam dificuldades para conter a Covid-19 na antiga Birmânia.

Covid-19 na China

O país também notificou 14 novos casos assintomáticos, que não são classificados como casos confirmados. Desde o início da pandemia, o governo chinês diz ter registrado 92.811 infecções e 4.636 mortes por Covid-19.

País onde o coronavírus foi detectado pela primeira vez, no fim de 2019, a China conseguiu frear o avanço da pandemia adotando uma política de "tolerância zero".

Quando um surto é registrado, a população local é colocada em confinamento severo e testes em massa são realizados para rastrear todos os possíveis infectados.

O país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, também tem vacinado em massa a sua população contra a Covid-19. Já foram administradas 1,6 bilhão de doses até o momento, e a meta do governo é imunizar 65% da população com duas doses até o final do ano.

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab