cnrn

Fábio Faria articula para desbancar Rogério Marinho de candidatura ao Senado

Por Rogério Magno em 29/07/2021 às 15:38:53

O ministro das Comunica√ß√Ķes, F√°bio Faria, e o presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, lan√ßam nesta sexta-feira 30, em S√£o Gon√ßalo do Amarante, na Grande Natal, uma parceria que também envolve o Sebrae Nacional para a amplia√ß√£o do programa Wi-Fi Brasil.

Através da parceria, ser√£o instalados mais mil pontos de internet em comunidades carentes, que n√£o t√™m conectividade atualmente. Mais de 14 mil pontos j√° foram instalados pelo Ministério das Comunica√ß√Ķes. Ser√° a segunda vez, numa mesma semana, que F√°bio Faria promove agenda no Rio Grande do Norte. Na segunda-feira passada, lan√ßou o programa Infovia Potiguar.

Em verdade, o ministro intensificou as vindas ao Estado, com o objetivo de materializar as pretens√Ķes políticas de se tornar candidato a senador pela oposi√ß√£o nas elei√ß√Ķes do ano que vem. Para se tornar candidato, entretanto, Faria ter√° de se desdobrar para retirar do p√°reo o colega de Esplanada dos Ministérios, Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, que deseja a mesma vaga. Mais articulado e presente no Estado que Faria, inclusive com libera√ß√Ķes de verbas vultosas para obras, Marinho j√° havia articulado uma chapa com o deputado federal Benes Leoc√°dio (Republicanos), que seria lan√ßada neste fim de semana.

Utilizando-se de influ√™ncia junto ao presidente Jair Bolsonaro, contudo, o ministro da Comunica√ß√£o conseguiu o adiamento desse lan√ßamento, o que terminou gerando uma crise palaciana. Rogério, muito irritado, amea√ßou entregar o cargo de ministro, mas foi convencido a tirar umas férias, para esfriar a cabe√ßa. Férias em que até intercorr√™ncia de saúde o atingiu, obrigando Marinho a fazer uma cirurgia cardíaca em Porto Seguro, na Bahia.

Considerado visceral em articula√ß√£o política, Rogério Marinho conseguiu apoios em praticamente todos os municípios do RN para se candidatar ao Senado. No entanto, perante a prefer√™ncia de Bolsonaro, F√°bio tem levado a melhor, ao vencer a disputa "por cima". Faria despacha no mesmo prédio que Bolsonaro, e caiu nas gra√ßas da família presidencial. Por isso, tenta a todo custo retirar Marinho do caminho.

Com o empoderamento do chamado "Centr√£o", com a posse do senador Ciro Nogueira na Casa Civil, F√°bio Faria termina fortalecendo-se ainda mais, atuando muito intensamente para desbancar Rogério da postula√ß√£o. Em verdade, F√°bio gostaria que Rogério disputasse o governo, e ele, Faria, o Senado. No entanto, Rogério foge deste cen√°rio, por temer uma derrota acachapante contra a governadora F√°tima Bezerra (PT).

A única possibilidade, a julgar por este cen√°rio, de Rogério manter de pé o projeto de disputa pelo Senado, é se F√°bio Faria for al√ßado à condi√ß√£o de candidato a vice na chapa de Bolsonaro. Para os céticos, n√£o se trata de algo impossível, visto que o presidente j√° sinalizou que o vice ideal deve agregar, sendo o fator ser "nordestino" um dado agregador, como Faria o é. Com o Centr√£o fortalecido e a filia√ß√£o de F√°bio ou mesmo de Bolsonaro ao PP, tudo pode fluir nesse sentido. É aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Jota Edilson

Coment√°rios