O Facebook revelou nesta quarta-feira (28) que a sua receita cresceu 56% no segundo trimestre deste ano. Segundo o The Verge, isso significa que a companhia de Mark Zuckerberg cresceu mais rápido que outras gigantes do mercado como a Apple e a Microsoft no mesmo período, gerando uma quantia de US$ 29 bilhões.
Em lucro, o crescimento foi ainda mais expressivo: 101%, o que corresponde a US$ 10,4 bilhões. A fatia de usuários da rede social e de outros serviços da companhia, como o Instagram e o WhatsApp, também aumentou 12 % em relação ao segundo trimestre de 2020, gerando por si só uma receita de US$ 2,76 bilhões.
Apesar da boa notícia, o CFO do Facebook, David Wehner, relatou aos investidores que o crescimento da companhia deve desacelerar de forma significativa no segundo semestre. Dentre os culpados, o executivo citou as “mudanças regulatórias” adotadas pela Apple nas versões mais recentes do iOS, que restringem o rastreamento de anúncios no iPhone.
Wehner também citou o aumento momentâneo no uso das plataformas do Facebook no ano passado por conta da pandemia e do isolamento social, algo que também gradualmente voltará à normalidade nos próximos meses com o avanço da vacinação contra Covid-19.
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Desde o início do ano, as ações do Facebook já acumulam alta de 39%. Contudo, o alerta do CFO fez com as ações da empresa caíssem cerca de 3%.
Vale destacar que a indústria de anúncios digitais é outro segmento que está crescendo rapidamente. Fato que também pode beneficiar o Facebook com mais lucro em publicidade, mesmo que sua capacidade total de alcance seja prejudicada pelas novas medidas da Apple.
Um sinal de força do Facebook em publicidade é o preço cobrado dos anunciantes para mostrar anúncios aos usuários, visto que o sistema é executado através de um leilão que aumenta os valores conforme a demanda.
Atualmente, o preço médio por anúncio do Facebook cresceu 47% em relação ao segundo trimestre de 2020. Wehner afirma que a divisão de anúncios pode ser o principal impulsionador de receita da companhia este ano.
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, também anunciou esta semana que formará uma nova equipe interna para o grupo de serviços da rede social. O objetivo é avançar em um dos novos projetos ambiciosos da empresa: construir seu próprio espaço na internet baseado em realidade virtual e aumentada.
Zukcerberg, que apelidou a novidade como "Metaverse" (em português, "metaverso", termo usado para descrever ambientes virtuais em produções de ficção científica), diz que o serviço do Facebook será pioneiro e o “sucessor da internet móvel” como a conhecemos.
Via: The Verge
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Fonte: Olhar Digital