Polícia de Hong Kong investiga vaia ao hino chinês durante Jogos de Tóquio

Por Rogerio Magno em 30/07/2021 às 03:27:23
Apesar de Hong Kong competir separadamente, é o hino da China que toca quando há medalhas para atletas do território. Homem comemora com bandeira de Hong Kong a medalha de prata da nadadora Siobhan Haughey ao lado de manifestantes pró-China em um shopping de Hong Kong nesta sexta (30)

Tyrone Siu/Reuters

A polícia de Hong Kong informou nesta sexta-feira (30) que está investigando as vaias ao hino nacional da China e os cantos para abafar o hino durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio em um centro comercial na segunda.

Os torcedores estavam reunidos em um shopping para assistir à conquista de uma medalha de ouro para Hong Kong na esgrima, por Edgar Cheung.

Na cerimônia da medalha, alguns torcedores vaiaram o hino nacional chinês — que tocou após a entrega do ouro — e gritaram "Somos Hong Kong", o que foi transmitido pela televisão.

Shopping de Hong Kong lotado nesta sexta-feira (30) durante transmissão da natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Tyrone Siu/Reuters

"Somos Hong Kong" é uma canção comumente cantada pelos torcedores de futebol de Hong Kong, em cantonês — idioma majoritário no território e em outras partes do sul da China. Em Pequim, sede do poder chinês, fala-se o mandarim.

As autoridades de Hong Kong promulgaram novas leis no ano passado proibindo qualquer insulto ao hino nacional e à bandeira chinesa. Relembre no VÍDEO abaixo.

China aprova lei que amplia o poder central de Pequim sobre Hong Kong

Com uma semana de Olimpíadas, Hong Kong tem o melhor desempenho em Jogos Olímpicos com a conquista da medalha de ouro na esgrima por Edgar Cheung e as duas pratas na natação, com Siobhan Haughey.

Mas o sucesso esportivo coincide com tempos difíceis para a ex-colônia britânica que foi reintegrada à China em 1997. A potência asiática colocou em prática uma violenta repressão aos dissidentes políticos em resposta às gigantescas e muitas vezes violentas manifestações pró-democracia de dois anos atrás.

Hong Kong, China e Taipé Chinesa

Manifestantes pró-Pequim exibem bandeiras chinesas e de Hong Kong durante uma manifestação perto da sede do governo em Hong Kong nesta terça-feira (30)

Anthony Wallace / AFP

Desde os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, Hong Kong compete com o nome "Hong Kong, China". O motivo é a transferência do controle sobre o território semiautônomo, anteriormente britânico, para Pequim, efetivada três anos antes das Olimpíadas na Austrália.

Além de Hong Kong, competem nos Jogos Olímpicos os atletas de Taiwan sob o nome "Taipé Chinesa" — em referência à capital da ilha.

A razão para isso é que o governo taiwanês se reconhece como representante legítimo de toda a China, tanto que o nome oficial é "República da China". Mas Pequim veta essa nomenclatura. A saída encontrada na década de 1980, portanto, foi a adoção do nome "Taipé Chinesa".

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab