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Aeronaves

Confira primeiras imagens e detalhes sobre avião a hidrogênio da Embraer


A intenção da Embraer é substituir as aeronaves usadas atualmente na aviação regional, que são modelos turbo-hélice mais antigos e que são bastante criticados pelos passageiros por serem apertados e barulhentos, como os ERJ, da própria Embraer, e os CRJ, da canadense Bombardier, dois projetos da década de 1990, por um modelo mais confortável e silencioso.

Em entrevista à revista Aero Magazine, o vice-presidente sênior de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer, Luis Carlos Affonso, disse que a ideia dos motores montados na cauda da aeronave proporcionarão uma cabine mais silenciosa e um desempenho semelhante aos dos aviões a jato, que são o que há de mais moderno na aviação comercial.

Hidrogênio como combustível

Aeronave pode chegar ao mercado já nos próximos meses. Crédito: Embraer/Divulgação

Segundo estudos da empresa, montar os propulsores na cauda da aeronave está diretamente ligado ao tipo de combustível planejado pela companhia. A Embraer pretende usar o hidrogênio líquido para abastecer o avião, o que exige um posicionamento diferente dos tanques de combustível do avião, processo que é facilitado por motores traseiros.

Além de reduzir o ruído interno, os motores na cauda proporcionam um desenho aerodinâmico mais minimalista, principalmente nas asas. A previsão é que o novo turbo-hélice da Embraer tenha um custo até 15% menor por passageiro em comparação com os modelos atuais, além de realizar os trajetos em até 80% do tempo, contudo, esses dados ainda podem mudar com base no avanço do projeto.

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Hoje, o turbo-hélice ainda está em fase de avaliação de mercado e passando por estudos técnicos. Porém, segundo o presidente-executivo da Embraer, Francisco Gomes Neto, o projeto tem sido visto com bons olhos pelo mercado, principalmente pelas companhias aéreas dos Estados Unidos, por conta disso, o avião pode ser lançado já nos próximos meses, mas ainda sem uma data exata para isso.

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