Acordo mal redigido entre EUA e México pode deixar carros mais caros no Brasil; entenda

Por Rogerio Magno em 27/08/2021 às 06:38:13

Um acordo comercial mal redigido entre Estados Unidos e México pode fazer com que alguns modelos de carros fiquem mais caros no Brasil. O temor de uma disputa mais séria veio depois de um alerta dos mexicanos sobre aspectos presentes no tratado da América do Norte, que substituiu o antigo Nafta, que pode ocasionar uma debandada de montadoras do país latino-americano.

O governo do México fez uma consulta aos Estados Unidos a fim de finalizar alguns pontos confusos presentes no acordo. A principal dúvida do governo mexicano é como seu vizinho do norte faz a contagem de peças de um carro para isentar ou não um veículo de determinados impostos. O temor do México é que esses novos termos ocasionem a saída de gigantes do setor automotivo.

Caso as duas nações não cheguem a um acordo sobre a origem das peças dos veículos montados na América do Norte, é possível que montadoras, como Ford, General Motors e Volkswagen, deixem o México e procurem outros países para instalarem suas fábricas. E um desses destinos podem ser os Estados Unidos, graças à forma que o ex-presidente Donald Trump costurou o novo acordo.

A "malandragem" de Trump

Assinatura do USMCA, em 2018
Acordo foi firmado visando a criação de mais empregos nos Estados Unidos. Crédito: Biblioteca da Casa Branca

O Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), foi o substituto do antigo Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta), e entrou em vigor em julho de 2020. A intenção de Trump com o novo acordo era gerar novos empregos nos EUA, cumprindo o que era uma de suas principais promessas de campanha.

Para isso, o republicano reduziu uma série de tarifas fiscais, o que tirou a competitividade do México, que conseguia produzir carros com um custo reduzido. Porém, o tiro pode ter saído pela culatra. Segundo a subsecretária de economia do comércio exterior mexicano, Luz Maria de La Mora, o novo tratado pode afastar as montadoras não só do México, mas de toda a América do Norte.

E o Brasil com isso?

Hoje, o Brasil tem uma espécie de acordo de livre-comércio com Estados Unidos e México, que nos permite importar e exportar veículos e peças sem um limite de quantidade ou barreira fiscal. Com isso, veículos produzidos no México e nos Estados Unidos acabam chegando mais baratos por aqui. Porém, isso pode mudar se as montadoras resolverem deixar a América do Norte.

Leia mais:

Se isso acontecer, o Brasil seria forçado a negociar com as montadoras a importação de modelos vindos de um outro mercado. Essa negociação traria de volta algumas tarifas e barreiras fiscais, o que deve encarecer carros e peças genuínas de modelos como Chevrolet Equinox, Volkswagen Jetta e a recém-chegada Ford Bronco Sport no mercado brasileiro.

Via: Quatro Rodas

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab