Serviço de inteligência do Reino Unido acreditava que Cabul não iria cair neste ano

Por Rogerio Magno em 01/09/2021 às 15:00:34
Parceiros da Otan achavam que o Talibã iria aguardar a saída de militares dos países do Ocidente para, só então, avançar sobre a capital do Afeganistão. Imagem mostra último militar americano a embarcar no voo final de retirada do aeroporto de Cabul

A avaliação dos serviços de inteligência do Reino Unido era que dificilmente Cabul fosse cair nas mãos do Talibã ainda neste ano, afirmou, nesta quarta-feira (1), o ministro de Relações Exteriores britânico, Dominic Raab.

O ministro defendeu a saída das tropas do Afeganistão.

O Reino Unido e os Estados Unidos previram que o governo do Afeganistão iria demorar mais para cair —o Talibã retomou controle do Afeganistão no dia 15 de agosto. Por isso, esses países não se prepararam bem para a retirada, que terminou na segunda-feira (30).

Combatentes do Talibã montam guarda em frente ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, após a retirada dos Estados Unidos da capital do Afeganistão, em 31 de agosto de 2021

Khwaja Tawfiq Sediqi/AP

Raab compareceu ao parlamento do Reino Unido para falar sobre a crise no Afeganistão.

Foi nessa sessão que ele revelou que os serviços de inteligência afirmaram que o Talibã só iria tomar o país meses depois que os países ocidentais tirassem seus soldados do Afeganistão.

“Só para deixar claro, isso (a ideia de que Cabul deveria cair apenas em 2022) é algo que era bastante compartilhado entre os aliados da Otan”, disse.

O ministro afirmou que o país tinha um plano de contingência e que já havia feito ensaios para uma saída mais rápida, no entanto.

Talibã ocupa Cabul e presidente do Afeganistão foge do país

O primeiro-ministro Boris Johnson recebeu pedidos para que ele demitisse Raab depois da saída do Afeganistão.

Raab afirmou que ele teve mais de 40 encontros sobre o Afeganistão entre março e agosto.

A volta do Talibã

O Talibã comandou o país de 1996 a 2001. O grupo foi acusado pelos americanos de esconder e financiar membros da Al-Qaeda, grupo terrorista comandado por Osama bin Laden e responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001.

Os EUA e seus aliados invadiram o Afeganistão pouco depois dos ataques terroristas. O grupo extremista foi expulso do poder com a invasão americana.

O grupo assinou um acordo com o governo de Donald Trump para a saída dos americanos. No começo de agosto de 2021, o Talibã começou a conquistar diversas províncias no país. No dia 15 de agosto, o Talibã já estava perto de Cabul. O presidente Ashraf Ghani, então, fugiu do país. O grupo retomou controle do país.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab