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Bicicleta elétrica

BMW Motorrad apresenta Vision AMBY, uma bicicleta elétrica que vai a 60 km/h


A BMW apresentou neste fim de semana dois conceitos de veículos elétricos com duas rodas no IAA Mobility 2021, na Alemanha. Ambos foram desenvolvidos por divisões distintas da fabricante.

A iVision AMBY, feita pela BMW, é uma bicicleta elétrica de alta performance. Já a Vision AMBY, da BMW Motorrad, ostenta características semelhantes às de uma motocicleta. Falemos, primeiro, deste último veículo.

Como uma moto off-road, a Vision AMBY vem com banco alto (880 mm), garfo largo e aceleração no guidão. A diferença para uma moto de baixa cavalaria, no entanto, reside na velocidade máxima: 60 km/h — um pico bem lento em relação a veículos de entrada como a Zero FXS. Mas não para uma bicicleta.

Vision AMBY é uma bicicleta elétrica com ares off-road (BMW/Divulgação)

Os pilotos também podem escolher entre três modos de pilotagem: 25 km/h (para ciclovias), 45 km/h (para ruas no centro da cidade) e 60 km/h (para vias expressas). De acordo com a BMW, o condutor poderá modificar a velocidade em tempo real com base em um app de georeferenciamento.

“A Vision AMBY nos leva a um novo território. Para nós, o foco está no comportamento do usuário: como os clientes vão querer se mover no futuro? O que eles esperam do seu veículo? Este foi o nosso ponto de partida”, analisa o chefe de design da BMW Motorrad, Edgar Heinrich. “A Vision AMBY realmente permite que nossos clientes vivenciem a vida urbana de uma maneira totalmente nova, percorram distâncias com mais flexibilidade e "se libertem" da cidade de vez em quando.”

Piloto poderá alternar entre três modos de velocidade na Vision AMBY, que podem ser automatizados com um app no guidão (BMW/Divulgação)

A Motorrad ainda não compartilhou detalhes sobre a configuração do motor ou da bateria da Vision AMBY, mas ao menos em capacidade energética, ela deve manter a mesma potência da iVision — 2.000 kWh.

Importante observar que pilotar uma bicicleta elétrica a 60 km/h não obedeceria à atual legislação de velocidade máxima na União Europeia e mesmo no Brasil. Sobre a questão, a própria BMW esclarece que os veículos foram criados justamente para “estimular a introdução de uma legislação” para conceitos de “velocidade modular”.

BMW também apresentou a iVision AMBY (à esquerda) no IAA Mobility 2021 (BMW/Divulgação)

iVision AMBY terá autonomia de 300 km em modo de menor potência

A iVision AMBY, por outro lado, é uma bicicleta elétrica mais convencional, com correia feita de fibra de carbono. O veículo apresenta motor de alta potência (não detalhado pela fabricante alemã) e bateria de 2.000 kWh. Isso ajudaria o equipamento, segundo a BMW, a completar boas quilometragens sem recarga — a fabricante fala em autonomia de 300 km no modo de menor potência.

Diferente da Vision, a iVision vem com pedais de aceleração; autonomia é de 300 km no modo de menor potência (BMW/Divulgação)

Os pedais na iVision são necessários para alimentar o motor. Isso porque, sem um acelerador manual, os pilotos precisam pedalar de forma constante para manter a alta velocidade. No modo de maior potência (60 km/h), a autonomia também cai significativamente para 75 km.

A iVision tem os mesmos três modos de condução da Vision AMBY e outros aspectos de design interessantes, como barras de luz de LED no guidão e no espigão do selim.

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