Desfile de aniversário da Coreia do Norte exibiu máquinas, e não armas; veja fotos

Por Rogerio Magno em 09/09/2021 às 08:06:53
No último desfile, em janeiro deste ano, os norte-coreanos mostraram seus mísseis balísticos para submarinos. Desta vez, foram carros, tratores e cavalos. Imagem de desfile do dia 9 de setembro em Pyongyang, na Coreia do Norte

Stringer/ KCNA Via KNS / Via AFP

No desfile para celebrar o aniversário da fundação do país nesta quinta-feira (9), a Coreia do Norte exibiu tratores e caminhões de bombeiros, e não os habituais tanques e mísseis.

O governo norte-coreano tem programas de armas nucleares e mísseis balísticos e enfrenta sanções internacionais por isso. Geralmente, o regime utiliza os desfiles para exibir seus projetos mais recentes.

Relatório anual da ONU diz que a Coreia do Norte parece ter reiniciado um reator nuclear que produz plutônio para armas nucleares

Em um desfile em janeiro, celebrado uma noite antes da posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, os militares norte-coreanos mostraram seus mísseis balísticos para submarinos na Praça Kim Il Sung. Kim Jong-un, o líder do país, estava presente nessa ocasião.

Imagem de desfile na Coreia do Norte em 9 de setembro de 2021

Stringer/KCNA Via KNS/Via AFP

Na ocasião, a agência de notícias oficial, a KCNA, descreveu um dos mísseis como a "arma mais poderosa do mundo".

Mas nesta quinta-feira, o "evento de forças paramilitares e de segurança pública" incluiu destacamentos do ministério das Ferrovias e do Complexo de Fertilizantes Hungman, de acordo com a KCNA.

Imagem de desfile em Pyongyang em 9 de setembro de 2021

Stringer/KCNA Via KNS/Via AFP

Estudantes com fuzis, funcionários com máscaras de gás e trajes de proteção de cor laranja e unidades paramilitares mecanizadas desfilaram na capital. Os participantes e o público compareceram ao evento sem máscaras contra a Covid, segundo imagens divulgadas pela agência.

Imagem de desfile na Coreia do Norte, em 9 de setembro de 2021

Stringer/KCNA via KNS/Via AFP

As maiores armas exibidas eram pequenas peças de artilharia puxadas por tratores, que segundo a KCNA foram conduzidos por trabalhadores de cooperativas agrícolas "para atacar os agressores e suas forças vassalas com poder de fogo aniquilador em uma emergência".

Kim Jong-un antes de desfile na Coreia do Norte, em 9 de setembro de 2021

Stringer/KCNA Via KNS/Via AFP

O dirigente do país, Kim Jong-un, vestido com um terno cinza de estilo ocidental, compareceu ao evento, marcado pelos gritos da multidão durante os fogos de artifício.

Aniversário de 73 anos

Nesta quinta-feira, República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte, comemora 73 anos de sua fundação.

O país comunista não executa testes nucleares ou lançamento de mísseis balísticos intercontinentais desde 2017.

O regime utiliza os desfiles para enviar uma "mensagem à comunidade internacional" sem ficar exposto a represálias, explica Hong Min, pesquisador do Instituto Coreia para a Unificação Nacional, em Seul.

"A única outra forma de mostrar suas armas estratégicas é lançá-las, o que os expõe a um protesto e a mais sanções internacionais", disse Hong Min.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab