Status de Área Marinha Protegida pode quadruplicar populações de peixes

Por Rogerio Magno em 09/09/2021 às 17:10:00

Proteger áreas dos oceanos e mares com o status de Área Marinha Protegida (AMP) pode resultar em um aumento de mais de 400% na abundância e diversidade das populações de peixes, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Plymouth, na Inglaterra.

Eles têm monitorado o impacto da designação de AMP da Baía de Lyme desde 2008, quando ocorreu a regulamentação.

Com a pesquisa, os cientistas descobriram que o número de diferentes espécies de peixes dentro da zona controlada é agora 4,3 vezes maior do que o encontrado fora dos limites da AMP.

Em termos de abundância geral, existem 370% mais peixes a serem encontrados dentro da AMP do que em áreas semelhantes fora dela, onde a pesca rebocada pelo fundo ainda é permitida.

O estudo também mostrou que a variedade de espécies de peixes comercialmente importantes fora da área aumentou durante o período de 11 anos após a designação.

Segundo os pesquisadores, isso demonstra a importância de implementar a proteção de todo o local para habitats marinhos – onde a maioria das atividades destrutivas como a dragagem de vieiras são excluídas de todo AMP – e como tal prática pode beneficiar e manter a pesca e as espécies sustentáveis de importância para a conservação.

Câmeras subaquáticas monitoram a Área Marinha Protegida da Baía de Lyme

Publicado no Journal of Applied Ecology, esse estudo é resultado de um monitoramento regular feito por câmeras de vídeo subaquáticas. Anualmente, os pesquisadores gravam pesquisas de vídeo com iscas dentro e fora dos limites da Baía de Lyme para monitorar a população de peixes no local.

Pesquisadores têm monitorado o impacto da designação de AMP da Baía de Lyme desde 2008, quando ocorreu a regulamentação. Imagem: Savo Ilic – Shutterstock

Ao longo de 11 anos, isso resultou em registros de mais de 13 mil organismos individuais, desde pequenos invertebrados necrófagos, como búzios, estrelas do mar e caranguejos eremitas, até grandes predadores altamente móveis, como tubarões e arraias.

Bede Davies, que atualmente está concluindo seu PhD na Universidade de Plymouth, é o principal autor do estudo. Segundo Davies, a pesquisa “é o culminar de anos de trabalho árduo e colaboração entre pesquisadores da Universidade e os pescadores da Baía de Lyme”.

Leia mais:

“Mostra como o compromisso entre conservação e gestão da pesca pode afetar ecossistemas inteiros, habitats locais e aqueles que dependem deles. Também destaca a necessidade de monitoramento de longo prazo das AMPs e que, quando gerenciadas de maneira adequada, podem fornecer benefícios significativos para a pesca e a conservação”, diz Davies.

De acordo com o site Eurekalert, a área marinha protegida Baía de Lyme foi o primeiro e maior exemplo do Reino Unido de uma abordagem ambiciosa de todo o local para a proteção marinha, que foi projetada para gerenciar, recuperar e proteger a biodiversidade do recife considerando todo o ecossistema.

Pelas normas da AMP, é proibida a pesca rebocada pelo fundo em 206 quilômetros quadrados de águas na costa sul da Inglaterra, protegendo um mosaico de habitats de danos regulares, enquanto ainda permite métodos de pesca menos destrutivos, como equipamentos estáticos, canas e linhas e mergulho.

Emma Sheehan, professora associada de ecologia marinha, liderou o trabalho da Universidade na Baía de Lyme, sendo a autora sênior do estudo. “Globalmente, a implementação de AMPs aumentou rapidamente nos últimos 25 anos. Elas são um elemento-chave dos planos internacionais para proteger e preservar o oceano, no entanto, do jeito que as coisas estão, apenas 7,9% do oceano mundial está coberto por tal proteção. Nosso trabalho em andamento na Baía de Lyme mostrou os efeitos positivos de abordar isso e, em face das crises globais de clima e biodiversidade, a necessidade de fazê-lo nunca foi mais urgente. ”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab