Governo e UFRN assinam acordo para instalação de parque científico e tecnológico na Grande Natal

Por Rogério Magno em 10/09/2021 às 09:44:30
Área cedida pela universidade vai abrigar centros de pesquisa, capacitação, laboratórios e incubadoras tecnológicas em Macaíba. Parque Tecnológico deve começar a funcionar em 2022 em Macaíba.

Elisa Elsie/Governo do RN

O governo do estado e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte assinaram, nesta quinta-feira (9), um acordo para cessão de uma área que deverá se tornar o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX-RN), em Macaiba, na região metropolitana de Natal.

A área, que pertence à UFRN e foi cedida ao governo, tem 50 hectares, 15 mil metros quadrados de área construída, com 70 salas e fica localizada na Fazenda Jundiaí, na zona rural do município.

Segundo o governo, a estrutura irá abrigar centros de pesquisa e capacitação, laboratórios multiuso, incubadoras tecnológicas e observatórios.

O Estado vai investir R$ 8,4 milhões em adequações com recursos do projeto Governo Cidadão, financiado pelo Banco Mundial.

Parque tecnológico do RN vai funcionar em área cedida pela UFRN ao governo do estado.

Elisa Elsie/Governo do RN

"Esta estrutura ia ter outra destinação, diferente da original. Tínhamos a obrigação de salvar o parque tecnológico. A cessão de uso é necessária para o Estado investir. O Governo passa a gerir a estrutura, vamos fazer investimentos e oferecer laboratórios, centros de capacitação, incubadoras. Tomamos direção rumo ao desenvolvimento sustentável, tecnológico e inovador, baseado na ciência. Estamos dando a este espaço finalidade nobre, como a planejada e sonhada pelo professor Miguel Nicolélis. Vamos olhar para as vocações do RN, como as energias renováveis, petróleo e gás, a reabilitação na saúde e a tecnologia da informação. O estado tem consciência da importância de tudo isto e está fazendo o seu papel", disse a governadora Fátima Bezerra (PT).

As instalações cedidas pela UFRN tem valor atualizado de R$ 30 milhões e foram construídas em três anos, segundo o reitor José Daniel Diniz. "A decisão do Governo do Estado em apoiar o projeto é fundamental. Assinamos a cessão e agora o Governo poderá fazer os investimentos para implantar o parque que será um divisor de águas para desenvolver o RN", considerou.

Projeto

A proposta de implantar o Parque Tecnológico do RN vem desde 2013. A coordenadora do PAX, professora e ex-reitora da UFRN, Ângela Paiva, lembrou que o projeto envolve prefeituras e várias instituições e conta com o apoio do governo.

Área com mais de 70 salas foi cedida pela UFRN ao governo do RN para instalação de parque tecnológico no Rio Grande do Norte.

Elisa Elsie/Governo do RN

"Este projeto não é só da UFRN, mas de 13 instituições públicas e privadas. Vamos começar a trabalhar em 2022 para produzir conhecimento, gerar emprego, renda, desenvolvimento social e econômico, dentro de uma concepção de parque verde, comprometido com o desenvolvimento social e econômico sustentável", disse.

O PAX será estruturado inicialmente em três áreas de vocação econômica e tecnológica próprias do estado do Rio Grande Norte, objeto de pesquisas e projetos nas diversas ICT's do estado: energia (renováveis, petróleo e gás); reabilitação em saúde; e tecnologia da Informação.

A área tinha o objetivo inicial de abrigar uma escola e o instituto de neurociências, idealizados pelo cientista Miguel Nicolélis, que, segundo o governo, foram descontinuados por mudanças na política educacional do governo federal.

Instituições Envolvidas

Governo do Estado do Rio Grande do Norte;

Prefeituras dos Municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal;

Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN);

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);

Universidade do Estado o do Rio Grande do Norte (UERN);

Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA);

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN);

Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD);

Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN);

Serviço de e Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN).

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab