Vídeo mostra talibãs no mausoléu do pai do líder da resistência no Panjshir

Por Rogerio Magno em 10/09/2021 às 11:14:57
Grupo extremista anunciou no começo da semana que havia conquistado o vale, a única das 34 províncias do Afeganistão que ainda resistia. Frente de Resistência Nacional (FNR) nega. Vídeo mostra talibãs no mausoléu do pai do líder da resistência no Panjshir

O Talibã divulgou novas imagens do Vale do Panjshir, em que combatentes ocupam o Mausoléu de Massoud, líder da resistência à invasão soviética na década de 80 e ao grupo extremista na de 90.

A região era a única das 34 províncias do Afeganistão que ainda resistia ao Talibã pela segunda vez, mas o grupo extremista anunciou na segunda-feira (6) que havia conquistado a região.

A Frente de Resistência Nacional (FNR), comandada atualmente pelo filho de Massoud, negou a tomada da província e disse que mantinha "posições estratégicas" e que continuaria lutando.

Mas imagens mostram que, além do Mausoléu de Massoud, talibãs também controlam o portão do Panjshir, a principal entrada do vale (veja no vídeo acima e na foto abaixo).

Soldado talibã guarda o portão de Panjshir, na província de Panjshir, no nordeste do Afeganistão, em 8 de setembro de 2021

Mohammad Asif Khan/AP

Entrevista do Talibã no mausoléu

Membros do grupo extremista falaram à imprensa no Mausoléu de Massoud que "toda essa área está sob controle do Talibã agora".

Em uma curta entrevista, eles prometeram respeitar a população de Panjshir, incluindo mulheres e crianças, e dar uma ajuda financeira de 5 mil afghanis (cerca de R$ 300) para estimular a volta dos cidadãos que fugiram da província por causa dos confrontos com a FNR.

Segundo a agência de notícias Ruptly, as imagens e a entrevista foram gravadas na segunda-feira (6).

Estão no Mausoléu de Massoud os restos mortais do lendário comandante Ahmad Shah Massoud, o "Leão de Panjshir", herói da resistência à invasão soviética ao Afeganistão entre 1979 e 1989 e que também não sucumbiu ao primeiro governo Talibã, entre 1996 e 2001.

A foto abaixo mostra o Vale do rio Panjshir a partir do mausoléu de Ahmad Shah Massoud:

Vista do vale do rio Panjshir, em foto de 21 de maio de 2011, tirada do ponto de vista da tumba de Ahmad Shah Massoud. Estudante de engenharia da Universidade de Cabul, Massoud se tornou líder militar que desempenhou um importante papel na expulsão do exército soviético do Afeganistão

Master Sgt. Michael O'Connor

Até hoje a província do Panjshir, que significa "Cinco leões", está cheia de carcaças de blindados soviéticos destruídos em batalhas malsucedidas para conquistá-lo. Ela é um vale íngreme, montanhoso e de difícil acesso que fica a cerca de duas horas de carro da capital Cabul.

De pai para filho

Ahmad Shah Massoud, que ganhou o apelido de "Leão de Panjshir", foi assassinado pela Al-Qaeda na província de Takhar dois dias antes dos atentados de 11 de Setembro de 2001 — morte que completou 20 anos ontem, quinta-feira (9).

Devido aos inimigos em comum (o Talibã e a Al-Qaeda), a província de Panjshir serviu como reduto da Aliança do Norte, grupo armado afegão que se aliou aos Estados Unidos durante a invasão ao país após os atentados terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono.

Massoud é pai de Ahmad Massoud, que seguiu seus passos e hoje lidera a FNR (veja no vídeo abaixo). Neste momento, o paradeiro de Massoud filho é desconhecido.

VÍDEO: Quem é Ahmad Massoud, que pode se tornar líder da resistência ao Talibã no Afeganistão

Massoud tinha 12 anos quando seu pai foi morto e se formou no exterior. Ele fez Estudos de Guerra no King"s College e teve formação militar na Real Academia de Sandhurst, ambos no Reino Unido.

Agora, aos 32 anos, ele lidera os rebeldes da FNR ao lado do ex-vice-presidente Amrullah Saleh, que era um dos assessores mais próximos de Massoud pai e diz ser o "legítimo presidente interino" do país.

Em uma mensagem de áudio de 19 minutos divulgada na segunda, Massoud convocou os afegãos à insurreição: "Onde quer que você esteja, dentro ou fora [do Panjshir], convido você a iniciar uma revolta nacional pela dignidade, liberdade e prosperidade de nosso país".

VEJA TAMBÉM:

Talibã anuncia que assumiu controle de última área de resistência; rebeldes negam

Sandra Cohen: O comandante dos rebeldes afegãos que ainda desafia o Talibã

Vale do Panjshir: conheça a única província que ainda tenta resistir no Afeganistão

Ahmad Massoud, filho do herói da resistência anti-soviética Ahmad Shah Massoud, que foi morto pelo Talibã em 2001, pede ajuda estrangeira para organizar resistência ao grupo extremista a partir da província de Panjshir, no Afeganistão. Foto de 5 de setembro de 2019.

Mohammad Ismail/Reuters

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Ele tinha 12 anos quando seu pai foi morto e estudou no exterior. Eespecializou-se em Estudos de Guerra no King"s College e teve formação militar na Real Academia de Sandhurst, ambos no Reino Unido.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab