Bandeira Talibã é pintada na antiga Embaixada dos EUA em Cabul

Por Rogerio Magno em 10/09/2021 às 17:16:32
Antes de os extremistas tomarem o Afeganistão, mural tinha imagens de George Floyd. Símbolo branco tem inscrito, em preto, uma frase de profissão de fé islâmica. Bandeira Talibã é pintada na antiga embaixada dos EUA em Cabul

A bandeira do Talibã foi vista nesta semana pintada nos muros da antiga Embaixada dos Estados Unidos em Cabul, capital do Afeganistão. Assista ao VÍDEO acima.

Antes, no lugar havia um mural com os retratos de George Floyd — homem negro morto nos EUA durante abordagem policial em 2020 — e de Tetsu Nakamura, um médico japonês morto em um ataque no Afeganistão em 2019.

Bandeira do Talibã na antiga Embaixada dos EUA em Cabul

Ruptly

Com o avanço do Talibã sobre Cabul em agosto, o corpo diplomático dos EUA foi rapidamente retirado do Afeganistão, e o prédio onde funcionava a Embaixada americana ficou esvaziado.

Segundo testemunhas ouvidas pela agência Ruptly, bandeiras do Talibã estão agora espalhadas pela capital do Afeganistão.

"Antes, havia murais com imagens das vacinas, dos mártires, e isso deixava as pessoas tristes. É bom que agora vemos as palavras 'Não há outro deus senão Alá, e Maomé é seu profeta' [trecho inscrito na bandeira Talibã]", disse um apoiador do grupo extremista.

Significado da bandeira Talibã

Homens ajustam a bandeira do Talibã antes da entrevista coletiva de um porta-voz do Talibã, em Cabul, em 17 de agosto de 2021

Hoshang Hashimi / AFP

A bandeira talibã é branca com dizeres em árabe. A transliteração soa como La Illaha Ila Allah Muhamad Rasulu Allah —em português, isso significa: "Não há outra divindade além de Deus, e Maomé é seu profeta".

O que está escrito na bandeira talibã?

Esse dizer é conhecido como Shahada, ou declaração de fé no Islã. É a principal prece da religião.

A declaração de fé é um dos cinco pilares do islamismo (além dela, há a peregrinação a Meca, conhecida como Hajj, as orações, o jejum e a prática de contribuir com esmolas).

Essa inscrição em árabe — que não é o idioma nativo dos afegãos — também está na bandeira do Afeganistão, no alto do brasão oficial do país.

A Shahada também aparece na bandeira da Arábia Saudita, que é verde e tem a imagem de uma espada.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab