Portugal, rumo ao título de 'país mais vacinado do mundo', relaxa uso de máscaras ao ar livre

Por Rogerio Magno em 13/09/2021 às 08:43:46
No país, 80% já foram totalmente imunizados. Os que tomaram pelo menos a primeira dose são 87%. Nos Emirados Árabes, essa porcentagem é de 89%. Mulher usando máscara é vista em rua de Lisboa, Portugal, em foto de 24 de junho

Reuters/Pedro Nunes

Depois de quase um ano, esta segunda-feira (13), marca o primeiro dia sem a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em Portugal. O país está prestes a se tornar o “mais vacinado do mundo”, de acordo com o observatório Our World in Data, da Universidade de Oxford, o que tem favorecido o alívio de certas medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Governo de Portugal libera entrada de turistas do Brasil

Foram exatamente 318 dias de obrigatoriedade desde a aprovação da lei, em 28 de outubro do ano passado, que veio sendo sucessivamente renovada. Agora, com o cenário da pandemia mais controlado e a vacinação a todo vapor, a Direção-Geral da Saúde (DGS), órgão responsável pelas regulamentações na área em Portugal, afirma que vai readequar as orientações, mantendo apenas a recomendação do uso opcional de máscaras ao ar livre em "situações especiais, nomeadamente aglomerados previsíveis ou potenciais de pessoas, contextos específicos e situações clínicas particulares", diz a nota enviada à imprensa.

A máscara segue sendo obrigatória dentro dos transportes coletivos - como ônibus e metrô - e no interior de órgãos públicos, supermercados, centros comerciais, lojas, cabeleireiros e restaurantes. Nas escolas, o uso é compulsório para educadores e alunos a partir dos 10 anos de idade.

Sucesso da vacinação

Com avanço da vacinação, Portugal retira restrições e tem a primeira noite sem toque de recolher

O alívio desta restrição ao ar livre chega junto com o sucesso da vacinação em Portugal. De acordo com os dados do observatório Our World in Data, o país é, neste momento, o segundo do mundo com maior número de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose: uma taxa de 87%, atrás apenas dos Emirados Árabes, que tem 89%. No entanto, Portugal já é o campeão da imunização completa, com 80%, enquanto os Emirados Árabes contam com 78% de seus cidadãos duplamente vacinados.

Com o excelente ritmo de imunização que o país conseguiu alcançar, em breve deve assumir a liderança total no ranking. De acordo com a DGS, de 30 de agosto a 5 de setembro, Portugal administrou mais de 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, duas em cada três foram segundas doses aplicadas em jovens entre 12 e 24 anos.

Residente em Portugal há três anos, a brasileira Luciana Bianchi comemora. “Tomei as duas doses aqui e o que eu percebi é que foi uma evolução. O processo de vacinação em Portugal foi sendo aperfeiçoado, modificado de acordo com as necessidades e até com o comportamento da própria pandemia, das novas variantes. Então considero que foi um sucesso. Hoje, a situação que nós estamos vivendo é reflexo da adesão das pessoas à vacinação e da velocidade como tudo aconteceu”, conta à RFI.

No momento, a meta do governo é completar o ciclo de imunização nos adolescentes. O país tem três milhões de doses estocadas, o que é mais do que o necessário para atingir a vacinação em massa.

Sinal de alerta

Apesar do sucesso da vacinação, a luta contra a pandemia continua. Com a chegada da última semana do verão europeu, e com o turismo, retomado até para brasileiros, passando por uma fase de crescimento no país, as autoridades pedem prudência. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a fazer um apelo, em junho, para “vigilância” na Europa contra um possível ressurgimento da pandemia no outono, que começa no próximo dia 21 de setembro.

Luciana Bianchi presenciou a intensa movimentação no aeroporto de Lisboa no último fim de semana, ao buscar familiares que chegaram do Brasil. “Fiquei impressionada com a quantidade de empresas de turismo esperando as pessoas para passear. Chegando bandos de pessoas de Barcelona, do Brasil, um monte de gente! Acho que vamos ter uma visão real do que nos espera daqui 15 dias, ou um mês, em função do número de viajantes desembarcando aqui e da não utilização da máscara”, afirma.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab