RN registra 01 morte por Covid nas Ășltimas 24 horas; novos casos são 06

Por Rogério Magno em 13/09/2021 às 16:09:54

A Secretaria Estadual de SaĂșde PĂșblica (Sesap) atualizou os nĂșmeros do coronavĂ­rus nesta segunda-feira 13. São 366.630 casos totalizados. No domingo 12 eram contabilizados 366.344, ou seja, 286 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 06 confirmados nas Ășltimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.302 no total, sendo 01 registrado nas Ășltimas 24 horas, no municĂ­pio de Senador Elói de Souza . No domingo 12 eram 7.296 mortes. A Sesap também registrou outras 05 mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.342.

Recuperados são 259.107. Casos suspeitos somam 173.329 e descartados são 724.459. Em acompanhamento, são 99.951.

Pesquisador explica redução na ocupação de leitos, detalha controle da pandemia e avalia ameaça da variante Delta no RN

A cada dia a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 na rede de saĂșde pĂșblica do Rio Grande do Norte tem diminuĂ­do, segundo dados da plataforma Regula RN. No feriado de 7 de setembro, a ocupação de leitos crĂ­tico ficou abaixo de 30% pela quarta vez em 2021. Para o professor Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em SaĂșde (Lais) da UFRN e integrante do comitĂȘ cientĂ­fico do RN, tal cenĂĄrio tem algumas justificativas, como a cobertura vacinal e a adesão da população aos protocolos sanitĂĄrios.

O pesquisador detalha que desde o final do maio o estado potiguar tem experimentado uma redução gradual e sustentada de novos casos. O perĂ­odo citado é referente ao pico da segunda onda da pandemia da Covid-19. "Com a redução de novos casos, as internações também começaram a cair. Atualmente, os óbitos também estão em redução. Do inicio de junho até agora, os dados epidemiológicos no RN tĂȘm reduzido de forma sustentada, ou seja: semana após semana", destaca.

Valentim pontua que, ao analisar a taxa de ocupação dos leitos, é necessĂĄrio considerar a redução no nĂșmero de leitos disponĂ­veis. Segundo ele, no final de maio eram 430 de leitos de UTI disponĂ­veis na rede SUS do estado potiguar. Até esta quarta-feira 8, o oferta foi reduzida para 230 leitos. Para o pesquisador, os leitos que não mais existem para essa demanda estavam "ociosos" e, por isso, precisaram ser remanejados para atender outras doenças.

"Não só reduziu a ocupação, como diminuiu a oferta de leitos. Não havia mais necessidade desses leitos, que estavam ociosos. Tanto leito de UTI como leitos clĂ­nicos. O mais significativo, nesse contexto, é o leito de UTI. Ao analisarmos esses dados, vemos que a pandemia no RN, da perspectiva assistencial, estĂĄ controlada", avalia.

A anĂĄlise do professor da UFRN leva em consideração, ainda, que até o mĂȘs de junho, a média de solicitações de internações era de 100 pedidos diĂĄrios. Tal pontuação vem reduzindo, conforme avaliação dele, a cada mĂȘs. Hoje em dia, os pedidos ficam abaixo de 20. "Tem dia com mais, outros com menos. Tem dia que chega a ter 10 pedidos de internações", comenta.

Sobre a ameaça existente em torno da variante Delta, Valentim reforça a segurança e eficĂĄcia da vacinação no enfrentamento dessa realidade. "O RN tem cobertura vacinal acima de 81% da população adulta. Com certeza isso tem influenciado o controle da pandemia da Covid-19 no estado. Mesmo com a introdução da variante Delta, a imunização tem produzindo um impacto positivo na transmissibilidade e redução no nĂșmero de casos", pondera.

Por fim, o pesquisador afirmar que, para continuar controlando a pandemia, é necessĂĄrio que a população permaneça adotando os protocolos sanitĂĄrios jĂĄ conhecidos, como o uso de mĂĄscara e a higienização das mãos. Além disso, ele reforça a importância de concluir o esquema vacinal. "É provĂĄvel que nos próximos dias, se a população continuar se ajudando e se imunizando, o estado continuem observando essas tendĂȘncias de redução gradual e sustentada que tem se mantido", encerra.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab