Facebook permite que celebridades evitem as regras de moderação

Por Rogerio Magno em 13/09/2021 às 16:14:18

O Facebbok possui um programa secreto que permite que pessoas famosas, como atletas e até políticos quebrem as regras da rede social. A informação foi divulgada pelo The Wall Street Journal, e o programa é conhecido como XCheck ou “verificação cruzada”.

A plataforma é utilizada como um método de evitar escândalos com publicações de usuários de alto nível que fossem apagadas. No entanto, o intuito original do XCheck era enviar esses posts para um conjunto de avaliadores melhor treinados para garantir a aplicação das regras do Facebook.

Facebook no Android (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Facebook permite que celebridades evitem as regras de moderação (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

De acordo com o jornal norte-americano, o serviço era utilizado por 5,8 milhões de pessoas em 2020 e apenas 10% das publicações enviadas foram verdadeiramente revisadas. Entre os usuários que tiverem posts favorecidos, é possível citar o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a senadora Elizabeth Warren e a ativista política Candace Owens.

Apesar de estarem sendo favorecidos pela quebra de regras, aparentemente, os usuários não sabiam que estavam sendo beneficiados.

Leia também!

Em resposta ao The Wall Street Journal, um porta-voz do Facebook afirmou que a empresa está buscando novas maneiras para atualizar a ferramenta e consertar os erros que já haviam sido identificados. O representante ainda afirmou que o objetivo do sistema é “aplicar com precisão as políticas de conteúdo que podem exigir mais compreensão”.

Está não é a primeira vez que o Facebook é criticado por suas ferramentas de análise de conteúdo. Usuários da plataforma frequentemente denunciam que as normas da empresa muitas vezes não se aplicam a figuras públicas de grande relevância ou fama.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab