Tempestade Nicholas se torna furacão, chega ao Texas e ruma para Houston

Por Rogerio Magno em 14/09/2021 às 04:35:08
Tormenta sopra ventos máximos sustentados de 120 km/hora, com rajadas mais fortes, leva muita chuva e tocou solo no Texas. Cobertura de um posto de gasolina é destruído pelo furacão Nicholas em Matagorda, Texas

Andrew Dubya / via Reuters

A tempestade tropical Nicholas ganhou força de um furacão pouco antes de atingir a costa do Golfo dos Estados Unidos, nesta terça-feira (14). A tormenta tocou o solo do Texas e ruma para Houston, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

Nicholas sopra com ventos máximos sustentados de 120 km/hora, com rajadas mais fortes e leva muita chuva na área de Houston, informaram as autoridades meteorológicas.

Nicholas "está trazendo chuvas fortes, ventos fortes e tempestades para partes da costa central e superior do Texas", disse o NHC em seu boletim na última hora desta segunda.

Além do Texas, o furacão vai despejar muita água na Louisiana.

"Será uma tempestade de avanço lento pelo Texas, de vários dias, e vai descarregar uma quantidade imensa se chuva", anunciou o governador texano, Greg Abbott, na tarde de segunda (12). "As pessoas na região precisam estar preparadas para eventos extremos com alto nível de água".

Abbott disse que irá declarar estado de emergência em 17 condados e três cidades na costa do Texas, acrescentando que equipes de resgate por barcos e helicópteros foram destacadas ou colocadas em alerta.

Homem segura criança em um píer em Galveston, Texas, poucos antes de furacão Nicholas tocar solo no estado

Adrees Latif / Reuters

Está prevista precipitação de até 406mm, e possivelmente 508mm em algumas áreas isoladas no Texas até quarta-feira (15). Enquanto a tempestade se desloca para o nordeste, ela deve despejar até 250mm em partes da região centro-sul da Louisiana e sul do Mississippi até quinta (16), afirmou o NHC.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab