Holanda inaugura monumento em homenagem a vítimas do Holocausto

Por Rogerio Magno em 19/09/2021 às 12:28:17
Evento contou com a presença do rei Willem-Alexander. Primeiro-ministro interino holandês disse que memorial deve forçar questionamento sobre se a país fez o suficiente para proteger os judeus durante a guerra. Holanda inaugura local para homenagear vídeos do Holocausto em Amsterdã

AP Photo/Peter Dejong

O rei Willem-Alexander da Holanda inaugurou neste domingo (19) um novo memorial em homenagem a mais de 102.000 vítimas do Holocausto em Amsterdã.

Projetado pelo arquiteto judeu polonês Daniel Libeskind, o memorial é composto de paredes moldadas para formar quatro letras hebraicas que soletram uma palavra que pode ser traduzida como "Em memória de".

As paredes são construídas com tijolos, cada um contendo nome, data de nascimento e idade de um dos mais de 102.000 judeus, que foram assassinados em campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial ou que morreram a caminho dos campos.

O rei Willem-Alexander coloca uma pedra em um ato de lembrança ao inaugurar um novo monumento no coração do histórico bairro judeu de Amsterdã

AP Photo/Peter Dejong

Jacques Grishaver, presidente do Comitê Holandês de Auschwitz, abriu oficialmente o monumento com o rei, na presença de dignitários e sobreviventes do Holocausto. Depois de passar pelos portões, cada um pegou uma pedra branca e colocou-a na frente de uma parede comemorativa, uma tradição judaica ao visitar túmulos.

O rei ajudou Grishaver a pegar e colocar sua pedra no chão. Após a cerimônia, ele falou com três sobreviventes do Holocausto.

O primeiro-ministro interino holandês Mark Rutte disse que o monumento também deve forçar as pessoas a confrontar a questão de se a Holanda fez o suficiente para proteger os judeus durante a guerra e o que ele chamou de "recepção fria para o pequeno grupo que voltou do inferno após a guerra".

Ele chamou a época de “uma página negra na história de nosso país” e disse que o monumento também traz uma importante mensagem contemporânea “em nosso tempo, quando o anti-semitismo nunca está longe. O monumento diz - não, ele grita - fique vigilante. ”

Holanda inaugura local para homenagear vídeos do Holocausto em Amsterdã

AP Photo/Peter Dejong

O memorial foi construído perto de uma antiga sala de concertos onde judeus presos pelos ocupantes nazistas de Amsterdã durante a guerra foram mantidos antes de serem enviados para os campos.

O município de Amsterdã concedeu permissão para o início da construção em 2017, mas as obras foram atrasadas depois que os moradores argumentaram que o monumento era grande demais para o local. Foi pago em parte por crowdfunding - 84.000 pessoas pagaram 50 euros (US$ 58) cada para “adotar” um dos tijolos.

A revelação oficial ocorreu um ano depois que uma amiga de Anne Frank, Jacqueline van Maarsen, lançou a primeira pedra, que leva o nome de Dina Frankenhuis, de 20 anos, assassinada em Sobibor.

Amiga de Anne Frank envia foto a alunos de psicologia do Acre que escreveram carta a ela

Rutte disse que o monumento carrega uma mensagem vital.

“Este nome monumento diz 102.163 vezes:" Não, não te esqueceremos. Não, não aceitaremos que seu nome seja apagado. Não, o mal não tem a última palavra '”, disse ele. “Cada um deles era alguém e hoje eles recuperam seus nomes.”

Rei Willem-Alexander fala com os sobreviventes do Holocausto.

AP Photo/Peter Dejong

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab