Mick McGinty, icônico artista de games dos anos 1990, morre aos 69 anos

Por Rogerio Magno em 20/09/2021 às 11:01:02

Embora possa haver alguns gamers que não estejam familiarizados com o nome, haverá aqueles que cresceram no início dos anos 1990 e adiante que estarão muito familiarizados com o trabalho de Mick McGinty. O lendário artista é conhecido por criar a arte de capa para alguns dos títulos arcade mais conhecidos e clássicos da época. Infelizmente, o ilustrador faleceu “pacificamente” apenas alguns dias atrás, aos 69 anos. A causa da morte não foi divulgada.

A informação foi confirmada por um post recente do filho do artista, Jobey, no site Caring Bridge. Em carta emocionante sobre o pai, ele afirma que McGinty estava “cercado pela família” na hora da morte e “com a garantia que eles ficariam com ele até o fim”. O criador de algumas das obras de arte e pôsteres dos títulos mais famosos da geração dos primeiros consoles do final da década de 1980 e início dos anos 1990, como "Street Fighter 2" e "Streets of Rage", era conhecido em vários campos, mas é pelo trabalho com videogames, especialmente durante a era Sega Genesis, que muitos se lembrarão dele com carinho.

O lendário artista de 'Street Fighter 2', Mick McGinty, faleceu. Imagem: Capcom/Divulgação
Mick McGinty, icônico artista de games dos anos 1990, morre aos 69 anos. Imagem: Montagem/Nintendo Life O lendário artista de "Street Fighter 2", Mick McGinty, faleceu. Imagem: Capcom/Divulgação

“Meu pai era um artista incrível, como todos sabem”, escreveu Jobey. “E no verdadeiro estilo de artista, ele também nunca ficou satisfeito com seu trabalho final. Apenas algumas semanas atrás, ele disse que precisava de "apenas mais uma hora em algumas peças" para "realmente terminá-las". Todos nós sabíamos que isso, simplesmente, não era possível. Papai sempre vinha visitar nossa casa, ver algumas das pinturas que ele fez para nós ao longo dos anos, e colocava o nariz a alguns centímetros de distância e dizia: "Sabe, Jobe, eu gostaria de ter tornado aqueles azuis um pouco mais profundos", ou "você sabe que eu adoraria apenas espirrar um pouco mais de sombras naquela árvore", ou "isso realmente precisa de uma nova camada de verniz'”.

O trabalho mais icônico durante a época de glória de McGinty foi, com certeza, a arte promocional para "Street Fighter 2" (1991), que recentemente completou 30 anos. A capa do jogo tornou-se imediatamente reconhecível pelos fãs, retratando Blanka de aparência feroz, em um ataque à Chun-Li enquanto ela prepara para se defender. Tanto o game quanto a ilustração se tornaram clássicos no mundo dos videogames desde então.

No entanto, não foi apenas para o jogo de luta da Capcom que ele ofereceu o próprio talento. O artista também trabalhou em outro clássico do Genesis dos anos 1990, "Streets of Rage 2", com a capa retratando um conflito em um beco com os personagens principais Blaze, Axel, Skate e Max lutando contra alguns bandidos. Mesmo que a franquia tenha tido um grande hiato, a mesma voltou à indústria no ano passado com "Streets of Rage 4" – que foi considerado um dos melhores games cooperativos de 2020. Fãs e entusiastas concordam que as ilustrações de McGinty foram fatores relevantes para o sucesso da série e o aguardado retorno.

Arte de 'Street Of Rage', feita por Mick McGinty. Imagem: Sega/Divulgação
Arte de "Street Of Rage", feita por Mick McGinty. Imagem: Sega/Divulgação

Não era apenas pelos jogos de luta que ele era conhecido, no entanto. Mick McGinty também desenhou icônicos trabalhos para títulos como "Zoo Tycoon", "Kid Chameleon" e "Shining Force". “Sou artista desde os cinco anos, quando me lembro de desenhar um avião melhor do que meu irmão mais velho”, escreveu ele em site oficial sobre a carreira. “Foi encorajador porque, até então, era a única coisa que me lembrava de ter feito melhor”.

“Agora, eu percebo que você nunca fica realmente melhor do que ninguém, apenas mais exclusivo em seu próprio estilo. Então, você se torna o melhor pintor que pode ser”, afirmou McGinty.

Leia mais:

Fontes: Eurogamer, Capcom Database, Caring Bridge e GameRant

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab