ComitĂȘ cientĂ­fico recomenda que Governo do RN adie 3ÂȘ fase de reabertura econômica por uma semana

Parecer estĂĄ em relatório entregue neste domingo (26) ao estado. Grupo tambĂ©m considera que volta às aulas poderia impactar no aumento de casos de Covid-19.

Por Rogério Magno em 27/07/2020 às 11:20:24

Em um documento entregue enviado neste domingo (26) ao governo do Rio Grande do Norte, o comitĂȘ cientĂ­fico que assessora o estado nas tomadas de decisão sobre a pandemia do novo coronavĂ­rus sugeriu o suspensão da primeira etapa da 3ÂȘ fase de reabertura econômica, cuja primeira etapa estĂĄ prevista para esta quarta-feira (29). A recomendação é de que a reabertura seja adiada por sete dias.

O órgão é consultivo, ou seja, não tem poder de decisão sobre os decretos estaduais. O governo ainda não se pronunciou sobre a recomendação.

"O comitĂȘ é de parecer que não é possĂ­vel iniciar a 1ÂȘ etapa da 3ÂȘ fase de abertura do setor econômico, jĂĄ que o espaço de tempo não permite avaliar o impacto das medidas anteriores, devendo ser adiada por 7 dias", diz o documento. Os especialistas também recomendaram que as fases passem a ser feitas a cada 15 dias, e não a cada 7, como atualmente.

Apesar de não apontar ainda uma definição sobre a volta às aulas, os pesquisadores também consideraram que "o retorno às aulas neste momento irĂĄ impactar de maneira significativa na taxa de isolamento social e que isso poderĂĄ implicar diretamente no aumento de novos casos", diz o documento.

Embora o estado apresente uma ocupação de leitos de UTI abaixo dos 80%, o grupo de pesquisadores apontou que a taxa de transmissibilidade aumentou em grandes cidades, como Mossoró e Parnamirim e a taxa média do estado voltou a ficar em Rt 1 - que significa que cada contaminado contamina outra pessoa, em média. Ao todo, 111 municĂ­pios tĂȘm taxas superiores a 1,03. Com esse aumento registrado após o inĂ­cio da reabertura econômica, o estado poderia voltar a receber maior pressão por leitos.

Os pesquisadores também apontaram as aglomerações registradas nas praias e nas filas das agĂȘncias da Caixa Econômica - para pagamento do auxĂ­lio emergencial - como sinais de alerta. Para o comitĂȘ, apenas com um prazo maior, o estado terĂĄ a capacidade de avaliar os efeitos dessas ações sobre o nĂșmero de infectados e necessidade de leitos.

"É seguro afirmar que não hĂĄ uma folga expressiva quanto a disponibilidade de leitos crĂ­ticos, principalmente em virtude do processo de retomada gradual, o que poderĂĄ implicar em mais demandas assistenciais. Aparentemente, os resultados apresentam-se como bons quando se trata da redução na pressão por leitos de UTI covid-19, todavia, este é um momento de muita cautela, prudĂȘncia e monitoramento contĂ­nuo", diz o relatório.

G1.RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab