85% da população adulta do RN está vacinada com primeira dose contra Covid, diz Sesap

Por Rogério Magno em 20/09/2021 às 14:01:23

O Rio Grande do Norte atingiu, nesta segunda-feira (20), a marca de 2,2 milhões de potiguares maiores de 18 anos vacinados com a primeira dose ou dose única contra a Covid-19. O número representa 85% da população adulta do estado. Os dados são do RN Mais Vacina, plataforma que monitora o processo de imunização no estado.

O total de pessoas que já se vacinaram com as duas doses do imunizante no RN é de 1.280.880 mil, equivalente a 48% das pessoas totalmente imunizadas. Mais de 3,53 milhões de doses já foram aplicadas nos 167 municípios potiguares.

Ainda de acordo com o sistema de monitoramento da campanha de vacinação contra a doença, até agora o Rio Grande do Norte já recebeu um total de 4.326.080 doses de quatro tipos diferentes de vacinas: Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca, Pfizer e Jansen.

De acordo com último Censo do IBGE, a população potiguar chega a 3.534.165. A expectativa do governo estadual é vacinar toda população maior de 18 anos contra a Covid-19 até o final deste mês de setembro.

D2 atrasada

De acordo com a plataforma RN Mais Vacina, mais de 145 mil potiguares estão com a segunda dose em atraso no RN.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) alerta a população para procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência para completar o esquema vacinal contra a Covid-19, principalmente diante a confirmação de casos com a variante delta no estado.

A orientação da Sesap aos municípios, responsáveis pela imunização, é que seja feita a busca ativa daqueles que não registraram a aplicação da segunda dose.

A imunização contra o coronavírus só acontece 15 dias após a aplicação da D2.

Dose de reforço em idosos

O RN dá início, nesta segunda-feira (20), à vacinação de idosos com a dose de reforço contra a Covid-19. A vacinação estava prevista para começar no dia 15 de setembro, mas foi adiada pelo governo por falta de doses suficientes.

Em Natal, a aplicação da dose de reforço começa com os idosos de 95 anos ou mais, independente do imunizante da D1.

Para receber a dose de reforço é necessário ter tomado as duas primeiras doses há pelo menos seis meses.

Vacinação de adolescentes

Após a recomendação do Ministério da Saúde para que fosse suspensa a vacinação de adolescentes sem comorbidades, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) orientou que os municípios do RN mantenham a imunização deste público, pelo menos até um posicionamento da Anvisa.

Na manhã da quinta-feira (16), a prefeitura do Natal anunciou a suspensão da imunização dos adolescentes de 12 aos 17 anos mas, no sábado (18), voltou a vacinar jovens a partir dos 16 anos de idade.

Ocupação de leitos

Dados do Regula RN apontam que a taxa de ocupação de leitos críticos por Covid no estado é de cerca de 26%. Há um mês, o RN registrava cerca de 35% de ocupação em leitos críticos.

Em julho, mais de 53% dos leitos críticos estavam ocupados por pacientes acometidos pela doença.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab