Imprensa internacional repercute discurso de Bolsonaro na ONU

Por Rogerio Magno em 21/09/2021 às 14:05:13
'Discurso radical', 'negacionismo' e 'contestador' foram as formas que jornais noticiaram a fala que abriu as discussões da Assembleia Geral das Nações Unidas. Bolsonaro discursa na abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU

O presidente Jair Bolsonaro discursou nesta terça-feira (26) na 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Foi a terceira vez que Bolsonaro discursou como presidente do Brasil – o representante do país é encarregado de abrir oficialmente a fala dos presidentes mundiais desde 1947.

Veja abaixo como foi a repercussão da fala na imprensa internacional:

'The New York Times' (EUA)

"Sem vacinar-se e desafiador, Bolsonaro rebate críticas em discurso na ONU"

Reprodução/NYT

O jornal americano "The New York Times" destacou o tom "desafiador" do presidente brasileiro ao rebater críticas sobre seu governo. A reportagem também deu ênfase ao discurso favorável de Bolsonaro para o uso de medicamentos não eficazes contra a Covid-19 e a forma com que ele lidou com a pandemia no país.

"O presidente do Brasil liderou uma das respostas mais criticadas do mundo à pandemia", afirma a publicação. "Bolsonaro minimizou repetidamente a ameaça que o vírus representava, criticou as medidas de isolamento e foi multado por se recusar a usar máscara na capital."

'Diário de Notícias' (Portugal)

"Estávamos à beira do socialismo", diz Bolsonaro em discurso radical

Reprodução/DN

O site do português "Diário de Notícias" chamou a fala de Bolsonaro na ONU de "discurso radical" e avaliou que o presidente brasileiro tentou agradar, "sobretudo, à sua base de apoio interna". A publicação ressaltou, no entanto, o trabalho de agências de checagem que desmentiram trechos do discurso.

"Dados positivos na economia, no meio ambiente de no número de manifestantes na celebração recente do 7 de Setembro, dia da Independência do país, apresentados durante o discurso têm sido, entretanto, desmentidos por agências de verificação", sublinhou o jornal.

'Clarín' (Argentina)

Jair Bolsonaro mirou contra Lula em seu discurso para a ONU: “Brasil estava à beira do socialismo”

Reprodução/Clarín

O jornal argentino "Clarín" publicou em seu site que o presidente brasileiro "mirou contra [o ex-presidente] Lula em seu discurso para a ONU" ao dizer que o Brasil estava "à beira do socialismo".

A reportagem também falou sobre a forma com que Bolsonaro tem lidado com a pandemia da Covid-19 e relatou um "negacionismo evidente" do mandatário quando, na véspera, ele se reuniu com o premiê britânico Boris Johnson que elogiou a vacina enquanto o brasileiro diz não ter tomado.

Boris Johnson elogia vacina contra Covid-19, e Bolsonaro diz que não tomou

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab