Auditores do TCE ouvidos na CPI da Arena das Dunas apontam 'falta de estudo' como fator de sobrepreço

Por Rogério Magno em 22/09/2021 às 08:08:04
Na avaliação dos auditores, construção de estádio foi um "mau negócio para o Estado, e bom para a empresa". CPI da Arena ouve auditores do TCE-RN

Dois auditores do Tribunal de Contas do Estado foram ouvidos nesta terça-feira (21) na CPI da Arena das Dunas, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Vladimir Sérgio Souto e José Rosenilton de Araújo falaram na condição de testemunhas.

Na avaliação dos auditores, a Arena das Dunas foi um "mau negócio para o Estado, e bom para a empresa" responsável pela construção.

Arena das Dunas é tema de debate em CPI na Assembleia Legislativa

Alexandre Lago

Uma auditoria do TCE apontou sobrepreço na construção do estádio. Na época das obras, o tribunal chegou a sugerir a suspensão dos pagamentos mensais feitos pelo governo do estado na Parceria Público-Privada.

Ex-secretário da Copa nega irregularidades ou sobrepreços no contrato da Arena das Dunas

CPI da Arena das Dunas ouve presidente do consórcio responsável pelo estádio sobre contrato com governo do RN

A Arena das Dunas custou R$ 452 milhões. Os auditores falaram em sobrepreço de 40% quando se compara a obra com outras arenas da região Nordeste, e de 54,9% em relação à Arena Grêmio, em Porto Alegre, também construída pela OAS.

"Quando houve a contratação, a questão é que faltou um estudo de custos mais aprimorado para se ter um contrato com valores mais adequados à realidade", declarou o auditor Vladimir Sérgio Souto após prestar esclarecimentos na CPI. "Não há uma transparência adequada sobre os aspectos envolvidos, principalmente estas questões de custos", completou.

O deputado estadual Tomba Farias, que presidiu a sessão desta terça, criticou as comparações feitas pelos auditores em referência a outras arenas. Lembrou que a obra incluiu a demolição de antigos equipamentos - Machadão e Machadinho - e que a Arena das Dunas tem estrutura melhor que a Arena de Pernambuco, por exemplo.

A próxima sessão da CPI da Arena das Dunas será na terça-feira (28), às 14h30. Três procuradores foram convocados. A última oitiva está prevista para 13 de outubro, e o relatório final para 30 de novembro, podendo ser antecipado.

Vídeos mais assistidos do g1 RN nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab