Cosern desativa 'gato' de energia em casa de shows da Zona Sul de Natal

Por Rogério Magno em 22/09/2021 às 21:38:48
Segundo a companhia, estabelecimento desviava energia por meio de fraude no medidor. Companhia desativa 'gato' de energia em casa de shows da Zona Sul de Natal

Cedida

Uma ligação clandestina de energia foi desativada em uma casa de shows localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Equipes técnicas da Neoenergia Cosern foram até o local, com apoio da Polícia Civil, e identificaram o "gato". De acordo com a companhia, o estabelecimento desviava energia por meio de fraude no medidor.

O responsável pelo local foi conduzido pela polícia para a Delegacia Geral da Polícia Civil para prestar depoimento.

A companhia destacou que o gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão. Lembrou ainda que, além de crime, representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo, e que a ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

"A fraude é quando o consumidor já é cliente da distribuidora e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado", explica Gilmar Mikeias, gerente de Recuperação da Receita da companhia.

No primeiro semestre de 2021, foram realizadas 24.251 inspeções, identificadas 2.354 irregularidades (entre fraudes e defeitos na medição) e seis pessoas foram presas pela polícia em todo estado.

A companhia recuperou 12,5 milhões de kWh de energia com a chamada "Operação Varredura" neste período. Esse volume seria suficiente para abastecer, por um mês, um município do porte de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, por exemplo, ou quase 82 mil unidades consumidoras.

Entre os casos que chamaram atenção, foram desativadas 40 ligações clandestinas de energia na Ceasa, em Natal, em fevereiro; e um parque de diversões em Parnamirim foi autuado duas vezes em seis meses por uso de energia elétrica de forma clandestina, colocando em risco a segurança dos frequentadores.

Vídeos mais assistidos do g1 RN nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab