Belgas terão convívio restrito a cinco pessoas para tentar conter a pandemia de Covid-19

Por Rogerio Magno em 27/07/2020 às 19:11:48
Os evento públicos em lugares fechados também foram restritos a 100 pessoas e as manifestações externas não poderão ultrapassar 200 participantes. O país é, proporcionalmente, o lugar do mundo com o maior número de mortes pela doença, com 85 óbitos para cada 100 mil habitantes. Moradores terão que restrigir o número de pessoas com quem convivem na Bélgica

John Thys/AFP

A chefe do governo belga anunciou um endurecimento das restrições ligadas à prevenção contra a pandemia de Covid-19. A partir desta quarta-feira (29), cada cidadão do país estará autorizado a conviver com, no máximo, cinco pessoas.

A medida foi anunciada nesta segunda-feira (27) pela primeira-ministra belga, Sophie Wilmès, após uma reunião do governo para estudar medidas de prevenção diante do recrudescimento da pandemia no país.

A Bélgica já havia imposto que cada cidadão poderia formar o que está sendo chamado de "bolha de contato" com, no máximo, 15 pessoas. A partir desta semana, esse número foi reduzido para cinco pessoas e é valido durante pelo menos quatro semanas.

Os evento públicos em lugares fechados também foram restritos a100 pessoas (contra as 200 autorizadas até então). Já as manifestações externas não poderão ultrapassar 200 participantes (contra 400 em vigor até agora).

Sophie Wilmès também declarou que o trabalho remoto é "fortemente recomendado, quando possível", e criticou o fato de que esse modo de funcionamento venha sendo cada vez menos utilizado pelas empresas, mesmo se a pandemia não foi controlada no país.

As autoridades também pedem que a população faça suas compras no supermercado sozinhas e não fiquem mais de meia hora fora de casa.

As medidas são uma resposta do governo ao aumento dos novos casos de Covid-19 em seu território. O país de 12 milhões de habitantes já têm quase 10 mil vítimas fatais e, proporcionalmente, é o lugar do mundo com o maior número de mortos, com 85 óbitos para cada 100 mil habitantes.

Máscaras até nas ruas

O uso de máscaras já é obrigatório desde 11 de julho nos transportes coletivos, lojas, cinemas, locais religiosos, museus e bibliotecas na Bélgica. Mas, desde sábado (25), o acessório também é exigido em locais frequentados por muita gente, como feiras, ruas comerciais, hotéis, restaurantes e cafés.

A situação é particularmente preocupante na província da Antuérpia, que registrou 47% de novas contaminações na semana passada. Medidas específicas foram tomadas na região para tentar conter a pandemia.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab