Nova York deve recorrer à Guarda Nacional para substituir empregados de saúde não-vacinados

Por Rogerio Magno em 26/09/2021 às 15:56:57
Cerca de 70 mil trabalhadores do estado de NY ainda não foram totalmente vacinados; número corresponde a 16% do total Kathy Hochul pode declarar estado de emergência para aumentar a oferta de profissionais de saúde e incluir profissionais licenciados de outros Estados e países, bem como enfermeiras e enfermeiros aposentados.

Seth Wenig/AP

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, está considerando contratar a Guarda Nacional e profissionais médicos de fora do Estado para suprir a falta de pessoal em hospitais, com dezenas de milhares de trabalhadores tendo até a segunda-feira (27) para cumprir vacinação obrigatória contra a Covid.

O plano, descrito em um comunicado de Hochul no sábado (25), permite que ela declare estado de emergência para aumentar a oferta de profissionais de saúde e incluir profissionais licenciados de outros Estados e países, bem como enfermeiras e enfermeiros aposentados.

Gabby Petito: funeral da influenciadora acontece neste domingo em Nova York

Prefeito de Nova York volta a alfinetar Bolsonaro sobre vacina

8 fatos que marcaram a viagem de Bolsonaro a Nova York

Hochul disse que o Estado também pretende usar oficiais da Guarda Nacional com treinamento médico para manter hospitais e outras instalações médicas com pessoal adequado. Cerca de 70 mil trabalhadores (16% dos 450 mil funcionários de hospitais do Estado) não foram totalmente vacinados, disse o gabinete da governadora.

Variante Delta

O plano é anunciado em meio a uma discussão mais ampla entre líderes dos governos estadual e federal que pressionam pelos cumprimentos obrigatórios de vacinação e assim ajudar a combater a variante Delta do novo coronavírus, que é altamente infecciosa. E em meio a tudo isso, existem trabalhadores que são contra a obrigatoriedade de imunização, alguns deles usando motivos religiosos.

"Ainda estamos em uma batalha contra a Covid para proteger nossos entes queridos", disse Hochul ao anunciar o plano.

“Cumprimento todos os profissionais de saúde que se prepararam para se vacinar e peço a todos os demais profissionais que não foram vacinados que o façam agora, para que possam continuar cuidando das pessoas”.

VÍDEOS: veja os últimos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab