PolĂ­cia Federal e Marinha apreendem veleiro com mais de 600 quilos de haxixe; dois italianos são presos

Por Rogério Magno em 29/09/2021 às 08:35:53
Homens foram estão detidos na sede da PolĂ­cia Federal em Natal. Navio ficou apreendido na Base Naval da Marinha na capital potiguar. Veleiro apreendido na costa brasileiro estĂĄ apreendido na Base Naval da Marinha em Natal.

PF/Divulgação

A PolĂ­cia Federal e a Marinha do Brasil interceptaram e apreenderam um navio veleiro flagrado na costa brasileira com mais de 600 quilos de haxixe.

Dois italianos foram presos e estão detidos em Natal. O navio ficou atracado na Base Naval da capital potiguar.

Segundo a PF, a interceptação ao navio ocorreu na madrugada do Ășltimo domingo (26) a cerca de 180 quilômetros do arquipélago de Fernando de Noronha, na costa brasileira.

O veleiro Lamia, de bandeira panamenha, estava carregado com 632,65 kg de haxixe - substĂąncia extraĂ­da das folhas da Cannabis Sativa, usada também na produção de maconha.

Os dois tripulantes italianos foram presos em flagrante e conduzidos, no inĂ­cio da madrugada desta quarta-feira (29) para a sede da PolĂ­cia Federal em Natal, minutos após a embarcação que os conduzia ter concluĂ­do a viagem e atracado na Base Naval.

Droga apreendida pela PF em veleiro chegou a Natal nesta quarta-feira (29)

PF/Divulgação

A ação contou com o emprego do Navio-Patrulha da Marinha que levou embarcados policiais federais do Rio Grande do Norte e do NĂșcleo de PolĂ­cia MarĂ­tima na ParaĂ­ba.

De acordo com a polĂ­cia, a interceptação do veleiro Lamia ocorreu após a PF obter autorização das autoridades panamenhas. Apesar disso, a corporação confirmou que a operação aconteceu dentro das ĂĄguas do Brasil.

Ainda conforme a PF, a embarcação provavelmente teria partido do continente europeu.

Veleiro de bandeira panamenha foi localizado com mais de 600 quilos de haxixe na costa brasileira.

PF/Divulgação

A operação seria resultado da troca de informações entre o Grupo de AnĂĄlise de Dados de InteligĂȘncia de TrĂĄfico pelo Modal MarĂ­timo, da PF, agĂȘncias estrangeiras, entre as quais o Centro de AnĂĄlise e Operações MarĂ­timas e o Centro Integrado de Segurança MarĂ­tima, da Marinha do Brasil.

Somente este ano, a PolĂ­cia Federal no Rio Grande do Norte e a Marinha do Brasil participaram de outras duas grandes apreensões de drogas em alto-mar. A primeira, em 14 de fevereiro, quando foram apreendidas 2,2 toneladas de cocaĂ­na na costa pernambucana e, a segunda, em 16 de junho, quando 4,3 toneladas de haxixe foram encontradas, a bordo de um veleiro, a 426 km de Recife.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab