GOVERNO DO RN 2

Opera√ß√£o da Receita Federal em Natal apreendeu 8 toneladas de produtos falsificados avaliados em R$ 3 milh√Ķes

Por Rogério Magno em 01/10/2021 às 13:10:29
Operação Rosmarinus foi deflagrada na quinta-feira (30), em conjunto com a PRF, e localizou mercadorias falsas em 15 lojas do bairro Alecrim. Receita Federal deflagra operação em repressão ao contrabando em Natal

Cleildo Azevedo/Inter TV Cabugi

A Opera√ß√£o Rosmarinus, deflagrada pela Receita Federal nesta quinta-feira (30) no bairro Alecrim, na Zona Leste de Natal, apreendeu 8 toneladas de produtos falsificados, avaliados em cerca de R$ 3 milh√Ķes.

O balan√ßo das apreens√Ķes foi divulgado na manh√£ desta sexta-feira (1¬ļ). A maior parte dos produtos apreendidos pela Receita e pela Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal em 15 lojas é composta por brinquedos, roupas e bolsas.

"Agora o material vai passar por pericia que é feita por representantes das marcas que tiveram produtos falsificados e a partir da√≠ cabe ao judici√°rio determinar as san√ß√Ķes aos respons√°veis", afirmou o auditor fiscal Gustavo Medeiros.

De acordo com o chefe da Se√ß√£o de Opera√ß√Ķes da PRF, Luciano Vieira, a corpora√ß√£o j√° identificou v√°rias rotas usadas para o "descaminho" de produtos no estado e em todo o pa√≠s. O problema, segundo ele, é que toda vez que uma nova rota é descoberta, outra é criada, o que dificulta as investiga√ß√Ķes.

Receita Federal e PRF apresentam balanço de operação que apreendeu produtos falsificados em Natal.

Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

A operação foi realizada no Alecrim, o maior bairro comercial de Natal, e cumpriu mandados em 15 lojas distribuídas nas avenidas Presidente Quaresma; Coronel Estevam, Leonel Leite; e Presidente Bandeira.

O crime de descaminho é a pr√°tica de fraude ao pagar tributo nos atos de entrada, sa√≠da ou consumo de mercadorias n√£o proibidas no pa√≠s, mas de origem estrangeira. E o contrabando, por sua vez, é a importa√ß√£o de mercadorias proibidas no pa√≠s.

De acordo com a Receita Federal, as lojas alvo da opera√ß√£o s√£o de médio porte que se dedicam essencialmente à comercializa√ß√£o de mercadorias falsas. Participam da opera√ß√£o 40 servidores da Receita Federal, mais 7 motoristas e 6 equipes da Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal.

Operação da Receita Federal apreendeu 8 toneladas de produtos falsificados no bairro Alecrim, em Natal.

Cleildo Azevedo/Inter TV Cabugi

Irregularidades

As principais irregularidades encontradas pela Receita nos estabelecimentos comerciais foram a falta de selo de garantia do Inmetro nos brinquedos, ind√≠cios de contrafa√ß√£o - quando o produto é falsificado e vendido por pre√ßo abaixo do valor da marca, além de importa√ß√Ķes ilegais.

"A a√ß√£o evita a circula√ß√£o em território nacional de produtos potencialmente nocivos à sa√ļde, inibindo a pr√°tica de crimes que geram desemprego, sonega√ß√£o de impostos e concorr√™ncia desleal à ind√ļstria e ao comércio regularmente instalado", informou a Receita.

Fonte: G1

Comunicar erro
Jota Edilson

Coment√°rios