Outubro Rosa: Inca estima mais de mil novos casos de câncer de mama no RN em 2021

Por Rogério Magno em 01/10/2021 às 14:40:34
Grupo Reviver vai atender mulheres a partir dos 40 anos em Natal, Parnamirim e Assu com exames de mamografias gratuitos. Outubro Rosa surgiu há cerca de 20 anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial

Getty Images via BBC

O mês de outubro começou com o alerta da campanha de prevenção e conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 1.130 novos casos da doença no Rio Grande do Norte em 2021, sendo mais de 50% diagnosticados já em estágio avançado.

Apenas nas unidades da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, 975 novos casos foram diagnosticados em 2020. Em 2021, até agosto, foram 640 novos casos.

Atualmente, o estado tem 56,33 casos e 15.03 mortes para cada 100 mil mulheres.

A mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial, possibilitando a cura em mais de 90% dos casos. O exame é indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária.

Ainda de acordo com o Inca, a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos. Até agosto, a Liga realizou 10.898 mamografias.

O Outubro Rosa surgiu há cerca de 20 anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial. Pelo 14º ano, a Liga entra na luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate ao câncer de mama - um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres, que corresponde a 29,7% dos novos casos da doença a cada ano no Brasil.

A campanha começa oficialmente na sexta-feira (1). Devido à pandemia da Covid-19, as ações ainda serão realizadas de forma on-line, respeitando as medidas e protocolos de prevenção, distanciamento e segurança.

A Liga atuará através da disponibilização de materiais informativos elaborados por seus especialistas, em parceria com o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da instituição, em suas redes sociais e site. Esse ano, a campanha traz destaque à importância da manutenção de hábitos saudáveis e alerta sobre a necessidade da realização periódica da mamografia e demais exames.

Exames gratuitos

O Grupo Reviver, que fornece gratuitamente exames de mamografias através de um convênio com o SUS, vai atender mulheres a partir dos 40 anos em Natal, Parnamirim e Assu com exames de mamografias, principais exames para detecção do câncer de mama.

As pacientes devem levar RG, comprovante de residência e cartão SUS do município no qual serão atendidas. Na semana de 4 a 8, a Unidade Móvel Savana Galvão estará em frente à Câmara Municipal de Natal, na Avenida Jundiaí, 546, Tirol.

Unidade Móvel Savana Galvão, do Grupo Reviver

Divulgação

No dia 9, a unidade do Grupo Reviver estará no IMCOPE, Rua Lagoa Cabaliana, 1266, Soledade II, Zona Norte; de 11 a 15 na UBS Nova Esperança, Rua Soldado William, 10 Nova Esperança, em Parnamirim; dia 16, na UNI-RN, Rua Prefeita Eliane Barros, 2000, Tirol; de 18 a 20 na Escola de Governo, no Centro Administrativo; de 25 a 28 na UBS Quintas, Travessa Luiz Sampaio, s/n, e dias 29 e 30 em Assu.

O resultado será entregue no local de realização do exame em até 30 dias.

Calendário

Natal

4 a 8 de outubro – Câmara Municipal, Tirol

9 de outubro – IMCOPE, Soledade II

16 de outubro – UNI-RN, Tirol

18 a 20 de outubro – Escola de Governo, Centro Administrativo

25 a 28 de outubro – UBS Quintas

Parnamirim

11 a 15 de outubro – Unidade Básica Nova Esperança, Parnamirim

Assu

29 e 30 de outubro

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab