Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Polícia desmonta quadrilha que levava haitianos ilegalmente do Chile para os EUA


Nove pessoas acusadas de tráfico de pessoas foram presas em operação conjunta com a Interpol. Haitianos que residiam no Chile saíam por rotas clandestinas muitas vezes levando crianças nascidas em territórios chilenos. Guarda de fronteira chileno usa binóculos para identificar pessoas que cruzam a fronteira entre Chile e Peru, em foto de 28 de setembro

Martin Bernetti/AFP

A polícia do Chile prendeu nove pessoas em operação contra uma quadrilha de tráfico de pessoas que levava haitianos para o México e os Estados Unidos, informaram o Ministério Público chileno e a Interpol nesta segunda-feira (4), em comunicado.

LEIA TAMBÉM

EUA deportam 30 crianças brasileiras para o Haiti

A história por trás das chocantes imagens de agentes caçando imigrantes nos EUA

5 perguntas para entender êxodo de haitianos para os Estados Unidos

A Polícia de Investigações desmantelou a organização criminosa, que facilitava a saída de haitianos do Chile. De acordo com a corporação, esses cidadãos do Haiti saíam da cidade de Arica, na fronteira com o Peru, com a expectativa de chegar aos EUA em travessias ilegais.

O escritório da Interpol em Lyon, na França, indicou que os presos eram:

4 chilenos

2 venezuelanos

1 peruano

1 haitiano

1 paraguaio

Muitos desses haitianos viviam no Chile haviam anos, e inclusive tiveram filhos no território chileno. Até o momento, 267 crianças chilenas com menos de 6 anos — todas filhos de migrantes haitianos — foram encontradas em passagens irregulares na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Guatemala e México. Elas viajavam com destino aos EUA.

Alguns dos menores estavam sob os cuidados de outros adultos, pois foram abandonados ou seus pais morreram no caminho.

"É horrível pensar o que essas crianças vulneráveis sofreram, algumas com poucos anos", disse Jürguen Stock, secretário-geral da Interpol.

Do Chile para os EUA

Muro na fronteira entre EUA e México, na cidade de Roma (Texas)

Ed Jones/AFP

Autoridades suspeitam de que essa rede de tráfico proporcionou a saída de cerca de 1 mil haitianos do Chile por rotas ilegais para chegarem ao México e aos Estados Unidos.

A mesma organização também atuou no tráfico de migrantes venezuelanos, haitianos e cubanos do Peru para o Chile, "fugindo dos controles fronteiriços e policiais, com sério risco à saúde, integridade física e vida dos migrantes", apontou a procuradoria chilena.

Veja o VÍDEO abaixo: EUA começam a deportar haitianos, e ONU faz alerta

EUA começam a deportar haitianos em massa, e ONU alerta que expulsões podem configurar violação

A captura dessa quadrilha ocorre em meio à crescente presença de migrantes, em especial venezuelanos, que tentam cruzar a pé, por travessias clandestinas, das fronteiras da Bolívia e do Peru para o Chile, o que tem gerado manifestações em cidades como Iquique e Santiago em favor e contra a migração.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!