Nobel da Paz 2021: OUÇA como vencedora reagiu ao ser avisada do prêmio

Por Rogerio Magno em 08/10/2021 às 09:02:13
Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o Nobel da Paz por seus esforços para defender a liberdade de expressão, que 'é uma pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura', segundo a Academia Real das Ciências da Suécia. Nobel da Paz 2021: OUÇA como vencedores reagiram ao serem avisados do prêmio

Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov, vencedores do Nobel da Paz de 2021, foram avisados sobre o prêmio por telefone, pela Academia Real das Ciências da Suécia, horas antes da divulgação oficial nesta sexta-feira (8).

Após o prêmio, a academia sueca de ciências divulgou a ligação para Ressa, que ajudou a fundar um site de jornalismo independente nas Filipinas. OUÇA a ligação no vídeo acima.

Muratov é um dos fundadores e editor-chefe de um jornal russo que já teve seis jornalistas assassinados, e os dois laureados vão dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

A jornalista filipina e o russo ganharam o Nobel por seus esforços para defender a liberdade de expressão, que "é uma pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura", segundo a Academia Real das Ciências da Suécia.

"[Os laureados] são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas", afirmou Berit Reiss-Anderson, presidente do conselho do Nobel.

VEJA TAMBÉM:

Mentiras sobre o Papa, Covid e ditadura: conheça as fake news combatidas pelo Rappler, o site cuja fundadora venceu o Nobel da Paz

'Novaya Gazeta': conheça o jornal russo, fundado por um dos vencedores do Nobel da Paz, que já teve 6 jornalistas assassinados

Ilustração mostra Maria Ressa e Dmitry Muratov

Reprodução/Prêmio Nobel

Os outros vencedores do prêmio Nobel deste ano foram:

Medicina: David Julius e Ardem Patapoutian

Física: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi

Química: Benjamin List e David MacMillan

Literatura: Abdulrazak Gurnah

Economia: será divulgado na segunda-feira (15)

Veja todos os VÍDEOS sobre o prêmio Nobel de 2021:

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab