Submarino dos EUA que colidiu com objeto não identificado perto da China chega a base no Pacífico; há feridos

Por Rogerio Magno em 08/10/2021 às 16:32:51
Segundo fonte, dois tripulantes sofreram lesões mais sérias, mas ninguém corre risco de vida. Ainda não se sabe o que causou a colisão. Submarino USS Connecticut, em foto de maio de 2021

Lt. Mack Jamieson / US NAVY / AFP

O submarino de propulsão nuclear americano que atingiu um objeto não identificado no Mar da China Meridional chegou nesta sexta-feira (8) a uma base dos Estados Unidos em Guam, no Pacífico. Há registro de 11 tripulantes feridos.

LEIA TAMBÉM

Guam: a estratégica ilha perdida no Pacífico

EUA vêm alertando China sobre tensões com Filipinas e Taiwan

Na quinta-feira, a Marinha dos Estados Unidos anunciou que o USS Connecticut, um submarino de propulsão nuclear, colidiu com um objeto quando estava submerso na tarde de 2 de outubro, enquanto operava em águas internacionais na região do Indo-Pacífico.

"Foi no Mar da China Meridional", disse um funcionário americano nesta sexta-feira, solicitando anonimato. "Onze pessoas ficaram feridas, duas com lesões moderadas, mas não houve lesões que representassem risco de vida".

O funcionário americano se recusou a dizer se o acidente ocorreu em águas profundas, citando preocupações de "segurança operacional" e afirmou que sua causa ainda não foi determinada.

Pequim reivindica quase todo o Mar da China Meridional e construiu postos militares em pequenas ilhas, enquanto os Estados Unidos e seus aliados patrulham com frequência as águas internacionais da região para fazerem valer seu direito à liberdade de navegação.

VÍDEOS: Notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab