Blue Origin leva "Capitão Kirk" ao espaço

Por Rogerio Magno em 13/10/2021 às 12:19:49

O convite para o voo na NS-18 veio de Jeff Bezos, fundador da Blue Origin. O bilionário teria dito: “você vai ser o cara mais velho no espaço”. Ao que Shatner respondeu: “eu não quero ser o cara mais velho no espaço. Eu sou o Capitão Kirk!”.

Antes do voo, Shatner confessou a uma plateia na New York Comic Con: “Estou aterrorizado. Eu sei! Eu sou a p* do Capitão Kirk, e estou aterrorizado!”. Mas também afirmou estar se sentindo animado e privilegiado de embarcar em uma missão histórica.

Fazendo referência a Pale Blue Dot, uma icônica fotografia da Terra feita pela sonda Voyager em 1990, o ator frisou a importância de deixar fisicamente o planeta e ter “a experiência de caminhar naquela distância infinita”. Segundo ele, esta distância nos permite ver quão pequenos somos, em relação ao universo.

A tripulação da NS-18. Da esquerda para a direita: Chris Boshuizen, William Shatner, Audrey Powers e Glen de Vries. Imagem: Fox News / Reprodução

O voo da NS-18 foi um “repeteco” da NS-16: os quatro tripulantes (Shatner, a executiva da Blue Origin Audrey Powers e os empresários Chris Boshuizen e Glen de Vries) embarcaram na cápsula RSS First Step 35 minutos antes do lançamento. A escotilha da cápsula foi fechada 10 minutos depois.

A decolagem ocorreu às 11h50, a partir da base da Blue Origin no oeste do Texas. A cápsula chegou a uma altitude de 107 km e velocidade máxima de 3.595 km/h, cruzando oficialmente a “Linha Kármán“, considerada internacionalmente como o limite do espaço.

Após alguns minutos se divertindo em “gravidade zero”, os passageiros retornaram a seus assentos para a descida e pouso próximo ao local de lançamento. Para reduzir a velocidade da cápsula, são usados paraquedas. A poucos metros do solo a RSS First Step acionou seus retrofoguetes, que geram um “colchão de gás” sob ela, suavizando o impacto.

Quanto custa uma viagem no New Shepard?

Apesar de ter sido fundada tendo como propósito o turismo espacial, a Blue Origin ainda não divulgou o preço de um assento na New Shepard. Em junho, o “primeiro assento” na NS-16 foi vendido a um comprador não identificado por US$ 28 milhões, em um leilão que levantou fundos para a ONG Club for the Future, mantida pela Blue Origin, que tem como objetivo inspirar as futuras gerações a perseguir carreiras em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e “ajudar a inventar o futuro da vida no espaço”.

O comprador, entretanto, não voou por “conflito de agenda”, e nunca foi identificado. Em seu lugar voou Oliver Daemen, estudante holandês que, aos 18 anos, se tornou a pessoa mais jovem a ir ao espaço. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab