Mudanças no ciclo menstrual na transição da menopausa podem prever risco de doença cardíaca

Por Rogerio Magno em 13/10/2021 às 13:49:50

Segundo um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, as mudanças no ciclo menstrual das mulheres pouco antes da menopausa podem fornecer pistas sobre o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Publicada na Menopause, a pesquisa mostrou que mulheres que tiveram um aumento na duração do período menstrual dois anos antes da última menstruação e a entrada na fase da menopausa tiveram melhores medidas de saúde vascular do que aquelas que tiveram ciclos estáveis ??durante essa transição.

“A doença cardiovascular é a principal causa de morte em mulheres, e o risco aumenta significativamente após a meia-idade, razão pela qual pensamos que a menopausa pode contribuir para esta doença”, disse o autor principal Samar El Khoudary, Ph.D., professor associado de epidemiologia na Escola de Pós-Graduação em Saúde Pública de Pitt. 

“A menopausa não é apenas um clique de um botão. É uma transição de vários estágios em que as mulheres experimentam muitas mudanças que podem colocá-las em maior risco de doenças cardiovasculares. A mudança na duração do ciclo, que está ligada aos níveis de hormônio, é uma métrica simples que pode nos dizer se está mais em risco.”

Mulher com cólica menstrual apertando a barriga
Mudanças no ciclo menstrual na transição da menopausa podem prever risco de doença cardíaca. Imagem: Shutterstock

De acordo com Medical Xpress, a duração média de um ciclo menstrual é de 28 dias, mas isso pode variar muito entre as mulheres. Aquelas com ciclos curtos passam mais tempo com níveis elevados de estrogênio se comparadas com aquelas com ciclos longos. Essa variação nos níveis hormonais pode explicar por que ciclos longos e irregulares durante os anos reprodutivos têm sido associados a doenças cardiovasculares, câncer de mama, osteoporose e outras.

O estudo acompanhou mulheres de 45 a 52 anos por até 10 anos ou até a pós-menopausa. Cerca de 62% das participantes tiveram ciclos estáveis ??que não mudaram significativamente antes da menopausa, enquanto cerca de 16% e 22% experimentaram um aumento precoce ou tardio de cinco e dois anos, respectivamente, definido como um aumento na duração do ciclo.

Leia mais!

“Essas descobertas são importantes porque mostram que não podemos tratar as mulheres como um grupo: as mulheres têm diferentes trajetórias do ciclo menstrual durante a transição da menopausa, e essa trajetória parece ser um marcador de saúde vascular”, disse El Khoudary. 

“Essas informações são adicionadas ao kit de ferramentas que estamos desenvolvendo para médicos que cuidam de mulheres na meia-idade para avaliar o risco de doenças cardiovasculares e nos aproxima da personalização de estratégias de prevenção”, acrescentou.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab