Turca recebe o título de mulher viva mais alta do mundo

Por Rogerio Magno em 13/10/2021 às 18:20:33
Rumeysa Gelgi, de 25 anos, mede 2,15 metros de altura, dois centímetros a mais do que quando foi reconhecida como adolescente mais alta do mundo pelo Livro Guinness de Recordes. Homem vivo mais alto do mundo também é turco, mas causas do crescimento exagerado de ambos foram diferentes. A turca Rumeysa Gelgi, a mulher viva mais alta do mundo, ao lado de seus pais, sua irmã e sua sobrinha

Reprodução/Twitter/GuinnessWorld Records

A turca Rumeysa Gelgi, de 25 anos, foi confirmada pelo Livro Guinness de Recordes como a mulher viva mais alta do mundo, com 2,15 m de altura. Ela já havia sido declarada a adolescente viva mais alta do mundo em 2014, mas cresceu ainda mais desde aquela época, quando tinha 2,13 m.

Sua altura é devido a uma doença genética rara, chamada Síndrome de Weaver, que provoca outras alterações corporais, além do crescimento acelerado.

Por causa de seus problemas físicos, Gelgi não consegue caminhar normalmente. Ela passa a maior parte do tempo em uma cadeira de rodas, embora consiga dar alguns passos com a ajuda de um andador.

Rumeysa Gelgi tem sua altura conferida por uma árbitra do Livro Guinnes de Recordes

Reprodução/GuinnessWorld Records

A jovem diz que o título é importante porque, desde que obteve o primeiro recorde, em 2014, usou a notoriedade como uma plataforma para divulgar sua síndrome e tentar ajudar pessoas que sofrem do mesmo problema ou de outras condições raras.

Ela diz que está acostumada com os olhares surpresos que recebe quando sai às ruas e que a maioria das pessoas é educada e pede para tirar fotos a seu lado. Além disso, costuma receber mensagens carinhosas em redes sociais - diferente do bullying que sofreu quando era mais nova e desconhecida.

Guinness Book divulga recordes bizarros da edição 2022

Curiosamente, o homem vivo mais alto do mundo reconhecido pelo Guinness também é da Turquia. Sultan Kösen tem 2,51 metros, mas sua altura é provocada porque um tumor pressionou seu hipotálamo (uma região do cérebro). Gelgi diz que nunca teve a oportunidade de se encontrar com Kösen, mas que gostaria de conhecê-lo.

A jovem turca não é, no entanto, a mais alta a já receber este título. Ele anteriormente pertenceu à chinesa Yao Defen, que, como consequência de um tumor na glândula pituitária, alcançou a altura de 2,34 metros. Defen, no entanto, faleceu em 2012, aos 40 anos de idade.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab