Cinco meses depois, inquérito sobre origem de toneladas de lixo em praias do RN, PB e PI não foi concluído

Por Rogério Magno em 14/10/2021 às 06:21:33
Investigação foi iniciada em 29 de abril, após cerca de 50 toneladas de lixo surgirem em praias de sete municípios do Rio Grande do Norte. Paraíba e Piauí também registraram casos. Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte

Fernanda Zauli/G1

Cinco meses depois, a Polícia Federal ainda não concluiu o inquérito que investiga o aparecimento do lixo em praias do Rio Grande do Norte, fato que aconteceu no mês de abril deste ano. Os estados da Paraíba e do Piauí também tiveram o litoral atingido.

Apenas no Rio Grande do Norte, segundo relatório do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) de maio, quase 50 toneladas de lixo foram retiradas de 22 praias e rios, em sete municípios (veja lista mais abaixo).

Veja imagens do lixo encontrado no litoral do RN

Lixo nas praias do RN: o que se sabe e o que falta esclarecer

Segundo a Polícia Federal, o inquérito ainda aguarda o laudo da perícia para ser concluído. A investigação do caso começou no dia 29 de abril.

Tabatinga Nísia Floresta Praia Grande Natal RN lixo

Divulgação

O órgão informou ainda que um inquérito penal tem 30 dias iniciais para ser concluído, mas pode ser prorrogado caso o delegado entenda que ainda necessita de diligências. Assim, solicita ao Ministério Público um aumento do prazo.

Lixo no litoral

No Rio Grande do Norte, o lixo apareceu pela primeira vez no dia 21 de abril no litoral de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta. O último registro foi no dia 29 de abril, na Via Costeira, em Natal.

Mais de 1,5 tonelada de lixo é encontrada em praias do RN

O município potiguar mais atingido foi Baía Formosa, que registrou lixo em nove praias e um rio e recolheu mais de 41 toneladas de material.

Locais em que o lixo foi encontrado no RN

Seringas estavam entre o lixo encontrado em praias do RN

Fernanda Zauli/G1

O relatório do Idema, publicado em maio, descarta a possibilidade do lixo ser de origem internacional, dada a presença de muitos produtos vendidos no país e considera a possibilidade do lixo ter vindo de alguma empresa que trabalha com coleta de resíduos, "propositadamente ou não".

Outra hipótese está relacionada às chuvas e alagamentos em Pernambuco e outros estados, com possível carreamento de material para rios e mar ou que uma embarcação tenha realizado "despejo acidental ou não" do material.

Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, tem 'santinho' de candidata a prefeita de Recife

Fernanda Zauli/G1

Material encontrado

Entre os materiais coletados em todo o estado, havia adesivo da campanha política de Recife, além de mochila com identificação da rede estadual de Pernambuco e título de eleitor leitor do município da capital pernambucana.

Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte

Fernanda Zauli/G1

Além desses materiais, foram recolhidos tubo para coleta de sangue, seringas, etiquetas de remédios; sapatos e sandálias, plásticos; copos descartáveis; garrafas pet; garrafas de água; garrafas de iogurte e embalagens de margarinas, entre outros materiais.

Uma fita de braço da Secretaria de Recursos Hídricos de Maragogi, município no litoral de Alagoas, também foi encontrada em Nísia Floresta. Essa pulseira é usada por turistas e era datada de 2020.

Fita de braço de secretaria de recursos hídricos de Maragogi, AL, foi encontrada entre o lixo na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, RN

Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Três animais (duas tartarugas e um golfinho) foram encontrados mortos na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, mas uma necropsia feita na época, não identificou relação das mortes com os resíduos que afetaram a costa.

O lixo também foi registrado, em vídeo, no mar a cerca de 3 quilômetros da costa no litoral sul do Rio Grande do Norte, na altura do município de Nísia Floresta - um dos mais atingidos.

Vídeo mostra lixo a 3 km da costa no litoral do Rio Grande do Norte

Paraíba e Piauí

Além do Rio Grande do Norte, a Paraíba e o Piauí também registraram lixos no litoral no mês de abril deste ano. Os primeiros relatos foram na Praia do Bessa, em João Pessoa, no dia 20 de abril. No dia seguinte, foram encontrados materiais em outros dois municípios paraibanos: Conde e Cabedelo.

Apenas na Paraíba, foram cerca de 40 toneladas de lixo recolhidos.

O Piauí identificou dejetos semelhantes com os encontrados na PB e no RN no litoral de Cajueiro da Praia em 30 de abril.

Grande quantidade de lixo invadiu a praia do Bessa, em João Pessoa, e moradores limparam o local

Reprodução/TV Cabo Branco

Vídeos mais assistidos do g1 RN

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab