Dia Mundial da Alimentação: 1ª feira ecológica do Brasil comemora 32 anos neste sábado (16)

Por Rogerio Magno em 15/10/2021 às 12:25:36

A Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), primeira feira ecológica do Brasil, está completando 32 anos de existência, que serão comemorados neste sábado (16), no Parque Redenção em Porto Alegre. Serão realizadas apresentações culturais, falas de agricultores e parceiros e abraço na feira. Em caso de chuva o evento será transferido para o sábado seguinte, dia 23 de outubro.

Fundada através de uma parceria entre moradores da cidade de Porto Alegre e agricultores familiares ecologistas do Rio Grande do Sul, a FAE desde a sua concepção demonstrou significar muito mais do que um local de comercialização de orgânicos. Está em seu DNA ser um espaço de exercício da cidadania através do cuidado com a saúde, com as pessoas e com o meio ambiente. De trocas de saberes, respeito às diversidades e luta pelas questões ambientais.

A FAE surgiu em outubro de 1989 através de uma iniciativa da Cooperativa Coolméia, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. Desde o início o projeto se mostrou exitoso, tanto na sua ideologia quanto na prática, gerando uma mudança nas relações entre consumidores urbanos e produtores rurais, sem a presença de intermediários.

Nestas mais de três décadas, os vínculos entre a feira e a cidade ficou tão forte que já caminham na frente e atrás das bancas a terceira geração de feirantes e frequentadores. Tanto que em 2019 a FAE foi reconhecida pela Lei nº 15.296 como de “relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul”.

Projeto Sábado Cultural na Feira

A comemoração do aniversário da FAE será marcada pelo lançamento do projeto Sábado Cultural na Feira, em coprodução com o Goethe-Institut Porto Alegre. A estreia deste projeto terá apresentações musicais, intervenção teatral dentro da feira e distribuição gratuita de sacolas ecológicas feitas de algodão orgânico para incentivar a redução do uso de plástico. A organização destaca que as atividades seguem os protocolos de segurança dos decretos vigentes por conta da pandemia do coronavírus.

Programação Sábado Cultural na Feira

• 9h - Abertura e falas iniciais
• 9h15 às 10h45 - Intervenção teatral na feira com “Fernando Pessoa”
• 9h30 - Apresentação Musical com Marie Jafy e Marina Mar e início da
distribuição das sacolas retornáveis
• 10h30 - Falas dos agricultores e parceiros da Feira de Agricultores
Ecologistas, parabéns e abraço na feira
• 11h - Apresentação Musical com a banda As Aventuras
• 12h20 - Encerramento


A FAE surgiu em outubro de 1989, no Dia Mundial da Alimentação / Foto: Divulgação FAE

A Feira

A FAE acontece todos os sábados, das 7h às 13h, na primeira quadra da Av. José Bonifácio, junto do Parque da Redenção, em Porto Alegre. Reúne 44 bancas de aproximadamente 140 famílias de agricultores ecologistas, todos pertencentes à Associação dos Agricultores Ecologistas Solidários do RS (que em 2006 substituiu a Cooperativa Coolméia), oriundos de mais de 30 municípios gaúchos.

São comercializados hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, padaria e produtos agro-industrializados (geleias, sucos, doces e bolos) com certificação orgânica. A diferença dos agricultores ecológicos é que além do não uso de agrotóxicos, são tomadas uma série de medidas que visam a preservação do solo, água, ar, terra, flora e fauna nas propriedades produtoras. Desta forma se contribui de maneira mais ampla com o meio ambiente e o planeta.

Fonte: Brasil de Fato

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab