GOVERNO DO RN 2

Decretos criam batalhão da Polícia Militar do RN em Currais Novos e companhia independente em Patu

Por Rogério Magno em 16/10/2021 às 13:58:42
Juntas, unidades ter√£o quase 700 militares para atender 21 munic√≠pios do Seridó e do Alto Oeste. Formatura de mais de mil solados da PM no RN

Elisa Elsie/Governo do RN

O governo do Rio Grande do Norte criou um novo batalh√£o da Pol√≠cia Militar no munic√≠pio de Currais Novos, na regi√£o Seridó, e uma companhia independente da corpora√ß√£o em Patu, no Oeste potiguar.

O decreto que determina a implanta√ß√£o do 13¬ļ Batalh√£o da PM foi publicado na edi√ß√£o do Di√°rio Oficial do Estado neste s√°bado (16).

De acordo com o governo, a √°rea de atua√ß√£o do 13¬ļ BPM vai abranger 12 munic√≠pios:

Currais Novos

Acari

Bodó

Carna√ļba dos Dantas

Cerro Cor√°

Equador

Flor√Ęnia

Lagoa Nova

Parelhas

Santana do Seridó

S√£o Vicente

Tenente Laurentino Cruz.

Ao todo, o batalhão terá três companhias subordinadas a ele: a 1ª em Currais Novos, a 2ª em Parelhas e a 3ª em Lagoa Nova.

A publicação no DOE prevê um total de 421 militares lotados no batalhão, sendo 22 oficiais e 399 praças militares.

Companhia Independente

Outro decreto assinado pela governadora F√°tima Bezerra (PT) e pelo secret√°rio de Seguran√ßa, coronel Francisco Ara√ļjo, também criou uma companhia independente da PM em Pat√ļ, no Oeste potiguar.

A 3¬™ Companhia Independente de Pat√ļ prev√™ a utiliza√ß√£o de 271 militares, sendo 13 oficiais e 258 pra√ßas.

A área de atuação da 3ª CIPM terá nove municípios:

Patu

Almino Afonso

Frutuoso Gomes

Janduís

Lucrécia

Messias Targino

Olho d"Água do Borges

Rafael Godeiro

Umarizal

A 3¬™ CIPM também ter√° tr√™s pelot√Ķes em sua estrutura, distribu√≠dos no próprio munic√≠pio de Patu, em Jandu√≠s e Umarizal.

Concursos

A cria√ß√£o de novas unidades da PM era aguardada desde que a corpora√ß√£o concluiu a forma√ß√£o de mais de mil policiais militares aprovados no √ļltimo concurso realizado em 2018. Em setembro, a governadora do estado anunciou que autorizou a realiza√ß√£o de outra sele√ß√£o para contratar mais soldados em 2022. A corpora√ß√£o também tem concurso previsto para oficiais e militares da sa√ļde.

Uma lei publicada em julho deste ano também extinguiu a diferencia√ß√£o por sexo para entrada na PMRN. Até ent√£o, o n√ļmero de mulheres era limitado pelo n√ļmero de vagas dispon√≠veis na companhia feminina. Agora as mulheres podem concorrer com os homens a qualquer um dos cargos.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 Rio Grande do Norte

Fonte: G1

Comunicar erro
Jota Edilson

Coment√°rios