Homem negro recebe sentença mais dura do que a solicitada por encorajar invasão ao Capitólio dos EUA

Por Rogerio Magno em 23/10/2021 às 11:24:28
A pena foi mais longa do que a exigida pelos promotores e a maior entre os condenados pelas manifestações. Troy Smocks

Reprodução / Redes Sociais

Um homem negro recebeu uma pena de prisão mais longa do que a exigida pelos promotores por postar mensagens nas redes sociais incitando as pessoas à violência no Capitólio dos EUA em 6 de janeiro, embora ele próprio não tenha participado diretamente dos distúrbios.

A sentença foi a maior entre os 19 manifestantes que já foram condenados, informou o jornal norte-americano CNN.

A juíza distrital dos Estados Unidos, Tanya Chutkan, condenou Troy Smocks a 14 meses de prisão e três anos de liberdade supervisionada, depois que ele se declarou culpado de uma acusação de fazer ameaças em comunicação interestadual.

Os promotores teriam sugerido apenas um período de 8 a 14 meses de sentença, disse o jornal The Washington Post.

Smocks declarou à juíza que o Departamento de Justiça o tratou de maneira diferente dos réus brancos que participaram diretamente do motim, que se seguiu a um discurso do então presidente Donald Trump, um republicano, em um comício nas proximidades, repetindo suas falsas alegações de que sua derrota nas eleições para o democrata Joe Biden foi o resultado de uma fraude generalizada.

Veja outros acusações:

Nadador dos EUA que ganhou 5 medalhas em Olimpíadas se declara culpado por ter invadido Capitólio

Congresso dos EUA diz que Steve Bannon cometeu desacato ao se recusar a participar das investigações sobre a invasão ao Capitólio

Os promotores disseram em documentos judiciais que Smocks viajou para Washington em 5 de janeiro e, usando contas sob o nome "ColonelTPerez" e "@ Colonel007" na rede social Parler, postou ameaças nos dias 6 e 7 de janeiro em relação às manifestações.

O Departamento de Justiça disse que as ameaças de Smocks incluíam alegações de que ele e outros voltariam ao Capitólio dos Estados Unidos um dia antes da posse programada de Biden carregando armas em grande número e que Smocks "ameaçou que ele e outros iriam caçar esses covardes como os traidores que cada um deles são", incluindo "RINOS, Dems e Tech Execs." RINO é pejorativo e significa "Republicanos apenas no nome".

Segundo o jornal The Washington Post, a publicação foi vista ao menos 54.000 vezes.

Smocks está detido em prisão preventiva desde janeiro e tanto o promotor federal Michael Friedman quanto o advogado de defesa John Machado disseram ao juiz que acreditavam que ele agora deveria ser libertado da prisão e colocado em liberdade supervisionada.

Mas Chutkan, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Colúmbia, disse que, embora Smocks tenha alegado ter servido no exército dos EUA, nenhum registro oficial foi encontrado para confirmar isso, que Smocks tinha um extenso histórico criminal e que ele tinha uma aparente "incapacidade de viver uma vida que cumpre as leis."

"Ele não parece ter nenhum remorso genuíno por suas ações", disse Chutkan.

Aliados de Trump são convocados para depor na Comissão que investiga a invasão do Capitólio

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab