Facebook diz que vai recorrer de decisão do STF que bloqueou conta de bolsonaristas

Nesta quinta, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ampliou decisão e bloqueou contas de aliados e apoiadores de presidente no exterior. Twitter já havia declarado que vai [...]

Por Rogerio Magno em 02/08/2020 às 10:06:22
Nesta quinta, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ampliou decisão e bloqueou contas de aliados e apoiadores de presidente no exterior. Twitter já havia declarado que vai recorrer. Conta de Luciano Hang indisponível no Facebook

Reprodução Facebook/LucianoHangOficial

O Facebook afirmou em nota nesta sexta-feira (31) que irá recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que bloqueou contas de bolsonaristas na rede social. Na véspera, o Twitter já havia declarado que vai recorrer.

"Respeitamos as leis dos países em que atuamos. Estamos recorrendo ao STF contra a decisão de bloqueio global de contas, considerando que a lei brasileira reconhece limites à sua jurisdição e a legitimidade de outras jurisdições", disse o Facebook.

Nesta quinta, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ampliou o alcance da decisão que determinou a exclusão de contas de aliados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, investigados por suposta disseminação de fake news nas redes sociais.

Moraes manda bloquear também no exterior perfis de bolsonaristas em redes sociais

Foram bloqueados:

Roberto Jefferson, ex-deputado e presidente nacional do PTB

Luciano Hang, empresário

Edgard Corona, empresário

Otávio Fakhoury, empresário

Edson Salomão, assessor do deputado estadual de São Paulo Douglas Garcia

Rodrigo Barbosa Ribeiro, assessor do deputado estadual de São Paulo Douglas Garcia

Bernardo Küster, blogueiro

Allan dos Santos, blogueiro

Winston Rodrigues Lima, militar da reserva

Reynaldo Bianchi Júnior, humorista

Enzo Leonardo Momenti, youtuber

Marcos Dominguez Bellizia, porta-voz do movimento Nas Ruas

Sara Giromini

Eduardo Fabris Portella

Marcelo Stachin

Rafael Moreno

A exclusão das contas faz parte do inquérito das fake news, que apura ataques a ministros da Corte e disseminação de informações falsas e tem Moraes como relator. Quando as contas foram retiradas do ar pela primeira vez, todos os responsáveis pelos perfis negaram irregularidades e criticaram a decisão do STF.

O governo chegou a acionar o Supremo para rentar reverter a decisão.

A medida de bloquear as contas internacionalmente foi tomada porque alguns dos investigados tentaram driblar a ordem do STF e mudaram as configurações de localização das contas para outros países para continuar a publicar mensagens.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab