O que podemos esperar da próxima leva de vacinas contra a Covid-19?

Por Rogerio Magno em 26/10/2021 às 01:01:37

A grande revolução foram as vacinas de RNA, como Pfizer e Moderna. Para Gazzinelli, a aposta é a vacina de DNA, que segue uma linha um pouco parecida com a de RNA mensageiro. Nesse caso, o DNA é injetado e a célula vai sintetizar o RNA e depois a proteína do vírus — em vez de injetar direto o RNA, como as atuais.

O lado positivo é que as inovações no setor não param de acontecer, tendo estudos que possibilitam uma nova forma de injetar a vacina sem agulha, seja por adesivo ou até por uma seringa sem agulha que empurra o imunizante através da pele.

A microbiologista e pesquisadora da USP, Natalia Pasternak explica que novas tecnologias usando nanocarregadores em plantas ou bactérias possam ser possíveis em até cinco anos. De acordo com ela, um grupo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu uma plataforma vacinal baseada em vírus que normalmente atacam plantas ou bactérias. Portanto, a plataforma usa os vírus como portadores de fragmentos do Sars-CoV-2, que devem provocar uma resposta imune em humanos.

Leia mais:

Para Pasternak, a questão científica foi resolvida e o desafio do momento é resolver problemas sociais. Por isso vacinas em que a plataforma vacinal é planta ou bactéria são boas, porque são fáceis de produzir em qualquer lugar do mundo, nem precisam de segurança máxima.

No Brasil, Pasternak vê com bons olhos o desenvolvimento da Butanvac, a vacina do Instituto Butantan. E depois de passar a fase de emergência da pandemia, a microbiologista acredita que pode ser possível desenvolver vacinas que atuem sobre regiões conservadas do vírus.

“Tudo que você puder combinar numa vacina é bom. Como a tríplice viral ou a tríplice bacteriana, uma injeção só que cobre mais doenças e a pessoa vai só uma vez ao posto. Isso é sempre vantagem, e como acreditamos que a Covid vai se tornar endêmica como a gripe, é um benefício”, afirma Pasternak.

Idosa de máscara olhando pela janela
Imagem: Miriam Doerr Martin Frommherz/Shutterstock

A responsável por trazer os estudos da vacina Oxford/AstraZeneca ao Brasil, que também é chefe do comitê científico da Fundação Bill e Melinda Gates e diretora do primeiro mestrado em vacinologia do mundo, na Universidade de Siena, Sue Ann Costa Clemens disse que as próximas vacinas ainda devem ser pensadas no contexto do enfrentamento da pandemia, que está longe de acabar.

Ela lembra que uma nova versão da variante Delta já está provocando aumento nas hospitalizações em alguns países e que menos de 10% da população da África foi vacinada.

Além disso, ainda há questões sem resposta em relação às vacinas existentes, como: a duração da proteção de cada vacina, o espectro da proteção (anticorpos, anticorpos neutralizantes e imunidade celular) e as diferentes respostas divididas por diferentes faixas etárias. Por isso, o atual momento é de estudar as possibilidades que já existem e analisar os dados sobre a mistura de plataformas e de regime.

Segundo ela, já se sabe que é possível obter proteção mais robusta usando vacinas de plataformas diferentes, misturando as de vetor viral (Oxford/AstraZeneca e Janssen) e RNA mensageiro (Pfizer e Moderna): “Para as vacinas de segunda geração, a ideia é aumentar o espectro contra as variantes e a durabilidade de proteção”.

Fonte: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab