UERN tranquiliza comunidade acadêmica sobre retorno de atividades presenciais

Por Rogério Magno em 04/08/2020 às 13:07:21

O retorno das atividades presenciais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será definido pela própria Instituição, que goza de autonomia administrativa para, com base em seu plano de contingenciamento, definir as diretrizes desta retomada. O documento está sendo elaborado com base nas orientações do Comitê Covid/UERN e das contribuições da Comissão Especial de Consulta, com o objetivo de planejar e preparar a Comunidade Acadêmica para o momento em que será possível a retomada das atividades presenciais.

A decisão da Gestão Universitária foi comunicada aos representantes do Fórum de Diretores e do Fórum de Chefes de Departamentos nesta terça-feira (04), na qual estavam presentes o professor Lauro Gurgel e a professa Erica Louise, representando o Fórum de Diretores e os professores Sirleyde Dias, Joana Lacerda e Renan Simões, representando o Fórum de Chefes de Departamento.

No último sábado (01), o Governo do Estado publicou no Diário Oficial (DOE), o Decreto Nº 29.886, que dispõe sobre o Plano de Retomada da Jornada de Trabalho Presencial no Executivo Estadual, no qual orienta a definição das atividades essenciais, bem como o mapeamento dos servidores em condição de comorbidade ou com idade acima de 60 anos.

De acordo com a vice-reitora Fátima Raquel Morais, a Universidade já realizou esse trabalho ao longo dos quatro meses de pandemia. "A Universidade precisou se adequar para a retomada de algumas atividades que foram suspensas por terem caráter essencial para nossos estudantes e servidores. Outras, não chegaram nem a ser suspensas e continuaram sendo desenvolvidas de forma presencial, pois precisam ser realizadas nos computadores da Instituição. Estamos tendo todo o cuidado com pessoas que aqui estão, evitando aglomerações com o revezamento das atividades. Vamos continuar acompanhando o cenário do nosso Estado e na nossa região, e só retomaremos, e de forma escalonada, quando tivermso todas a segurança para os servidores da nossa Insittuição", garantiu.

Desde o início da pandemia, a UERN manteve a maioria dos serviços essenciais, com exceção das atividades do ensino de graduação, passando a desenvolver as atividades de forma remota, inclusive as reuniões dos seus conselhos e atividades da pós-graduação, bem como de pesquisa e extensão, na medida do possível. Já as atividades de ensino de graduação, a retomada deverá acontecer de forma remota, segundo as orientações dos órgãos consultivos, e deliberação dos professores durante Assembleia sindical da categoria, realizada na última segunda-feira (03).

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) elaborou duas propostas de calendário, que passarão por apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) nos próximos dias. A ideia é retomar as atividades de forma remota, e na medida do possível, passar para um cenário hibrido, até que haja condições de retorno presencial de forma segura para toda a comunidade acadêmica, seguindo as orientações e avaliação do Comitê Covid/UERN.

Dentro desse plano de contingenciamento, a Universidade está realizando o mapeamento dos servidores que se enquadram nas condições de comorbidade e grupos de riscos para o Covid-19. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) irá disponibilizar novamente o formulário on-line para que os servidores possam informar à Instituição sua condição de retorno, informando se há comorbidade ou outro impedimento para o trabalho presencial, a fim de traçar estratégias para a retomada das atividades nos diversos setores da Instituição.

Portal UERN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab