Com taxa de ocupação de 60% de UTIs para Covid-19, RN tem 36 pacientes com outras doenças à espera de leito

Por Rogério Magno em 05/08/2020 às 15:14:38
Dado é da Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado. Idosa internada por causa de um AVC espera há quase uma semana por transferência. Há 6 dias internada no Hospital Monsenhor Pedro Moura, em Nova Cruz, Maria Leonardo da Silva, de 74 anos, espera pela transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva. Ela teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), está sedada e, segundo a sobrinha, Josilene Silva, o estado de saúde da tia é grave e a demora para que a transferência aconteça está piorando a situação.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), outros 35 pacientes com outras doenças aguardam por um leito de UTI. Por outro lado, conforme o Regula RN, plataforma que monitora a situação dos leitos para pacientes com o diagnóstico de Covid-19, a fila de pacientes esperando por leitos críticos está zerada. A taxa de ocupação de leitos críticos no início da tarde desta quarta (5) era de 60%, segundo o Regula RN.

Em vídeo, a sobrinha da paciente cobra uma resposta das autoridades. "A regulação já foi feita, mas esse leito não aparece, de jeito nenhum. Nós vemos todos os dias que os leitos de UTI estão ficando disponíveis, mas esses leitos estão ficando disponíveis pra quem? Pra quem tem Covid. Só que ela não tem Covid e por isso ela continua aqui, aguardando esse leito que parece nunca chegar. Uma espera sem fim", lamenta.

Em nota, a Sesap informou que a paciente Maria Leonardo da Silva, de 74 anos, já está na fila de regulação de pacientes não Covid-19.

Maria Leonardo da Silva, de 74 anos, teve um AVC e aguarda há 6 dias por um leito de UTI

Arquivo da Família/Cedida

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab