Manifestantes pedem fim à violência contra a mulher em protestos pelo mundo; Coliseu é iluminado em vermelho

Por Rogerio Magno em 25/11/2021 às 23:57:50
OMS relembra problema da violência de gênero em meio à pandemia. Atos na Cidade do México e em Istambul tiveram tumulto. Coliseu em Roma, na Itália, iluminado em vermelho nesta quinta (25), no Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher

Remo Casilli/Reuters

Manifestantes foram às ruas em várias do mundo nesta quinta-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Além dos atos, monumentos como o Coliseu de Roma foram iluminados com a cor vermelha.

A data, apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), celebra um pedido coletivo para todo o planeta eliminar a violência de gênero. Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relembrou que mais mulheres ficaram expostas com o agravamento da pandemia de Covid-19.

DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

30% das mulheres dizem que já foram ameaçadas de morte por parceiro ou ex; veja pesquisa

'Temos direito à vida', afirmam manifestantes em ato em Rio Branco (AC)

Recife também tem protestos; veja VÍDEO e fotos

'Juntas somos mais': mulher protesta contra a violência de gênero em Santiago, no Chile, nesta quinta-feira (25), Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher

Ailen Diaz/Reuters

"Em todas as nossas vizinhanças, há mulheres e meninas vivendo em perigo. Por todo o mundo, conflito, desastres relacionados à mudança climática, insegurança alimentar e violações dos direitos humanos estão exacerbando a violência contra a mulher — Sima Bahous, chefe da ONU Mulheres.

Os protestos foram pacíficos na maioria das vezes. Houve, porém, confrontos com forças de segurança em cidades como Istambul, na Turquia. Também registrou-se violência na Cidade do México.

Veja FOTOS das manifestações abaixo.

Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher: protestos em Buenos Aires, Argentina, nesta quinta (25)

Mariana Nedelcu/Reuters

Mulheres protestam contra a violência de gênero em Madri, Espanha, nesta quinta (25)

Juan Medina/Reuters

Em Istambul, na Turquia, houve confronto entre policiais e manifestantes no Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher nesta quinta (25)

Umit Bektas/Reuters

Na Cidade do México, manifestantes quebraram e colocaram fogo em escudos policiais durante ato do Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher nesta quinta (25)

Raquel Cunha/Reuters

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab