Apenas 1 em cada 4 profissionais de saúde na África foi vacinado contra a Covid, diz OMS

Por Rogerio Magno em 26/11/2021 às 13:29:22
Análise levou em conta dados de 25 dos 54 países africanos; apenas 6 deles atingiram mais de 90% de cobertura entre os profissionais de saúde. Outros nove vacinaram menos de 40% com ambas as doses. Covid: o que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul

Uma análise preliminar da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada nesta semana aponta que, em 25 países da África, apenas 27% dos profissionais de saúde na foram totalmente vacinados contra a Covid-19.

A análise dos dados mostra que, desde março deste ano, 1,3 milhão de trabalhadores de saúde foram totalmente vacinados, com apenas 6 países africanos atingindo mais de 90% de cobertura. Nove países vacinaram totalmente menos de 40% de seus profissionais de saúde.

Brasil tem cerca de 62% da população totalmente vacinada

Por outro lado, um estudo global recente da OMS feito em 22 países – em sua maioria de alta renda – relatou que mais de 80% de seus profissionais de saúde e cuidados estão totalmente vacinados.

“A maioria dos profissionais de saúde da África ainda está sem acesso a vacinas e permanece perigosamente exposta à infecção com Covid-19 grave", disse Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para a África.

"A menos que nossos médicos, enfermeiros e outros funcionários da linha de frente obtenham proteção total, corremos o risco de sofrer um revés nos esforços para conter esta doença. Devemos garantir que nossas instalações de saúde sejam ambientes de trabalho seguros", completou Moeti.

Covid: o que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul

Em um comunicado à imprensa, a entidade reforçou a importância de ter uma alta cobertura vacinal entre os profissionais de saúde – não apenas para sua própria proteção, mas também para a de seus pacientes e, ainda, para garantir que os sistemas de saúde continuem funcionando durante um período de extrema necessidade.

Nesta sexta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão do desembarque de passageiros no Brasil vindos de 6 países africanos, para tentar evitar a chegada de uma nova variante do coronavírus detectada na África do Sul.

Casos

Médica recebe dose da vacina da Johnson contra a Covid-19 de enfermeira em Pretória, na África do Sul, no dia 17 de fevereiro.

Phill Magakoe / AFP

O escritório da OMS para a África responde por 47 dos 54 países do continente – sete deles ficam sob responsabilidade do escritório para a Região Mediterrânea (Djibouti, Egito, Líbia, Marrocos, Somália, Sudão e Tunísia).

A OMS lembrou que "a escassez de profissionais de saúde na África é aguda e profunda", com apenas um país entre esses 47 tendo os profissionais de saúde necessários (10,9 por 1000 habitantes) para prestar serviços de saúde essenciais.

Além disso, 16 países da região têm menos de um trabalhador de saúde por 1.000 habitantes. Qualquer perda desses trabalhadores essenciais para combater a Covid-19 "tem um grande impacto na capacidade de prestação de serviço", frisou a entidade.

Com base em dados reportados à OMS pelos países do escritório africano, desde março de 2020, houve mais de 150,4 mil infecções por Covid-19 em profissionais de saúde – equivalente a 2,5% de todos os casos confirmados e 2,6% do total da força de trabalho de saúde na região.

Cinco países são responsáveis ??por cerca de 70% de todos os casos de Covid relatados em profissionais de saúde: Argélia, Gana, Quênia, África do Sul e Zimbábue.

Após quase quatro meses de declínio sustentado, os casos de Covid-19 na população em geral da África atingiram um platô. Pela primeira vez desde a terceira onda de casos, em agosto, os casos na África do Sul aumentaram, saltando 48% na semana que terminou em 21 de novembro em comparação à semana anterior.

B.1.1.529: veja países onde a nova variante do coronavírus já foi detectada

A OMS lembrou que o risco de infecção de profissionais de saúde aumenta sempre que os casos aumentam de forma geral.

"Este é um padrão que foi observado durante as três ondas anteriores da pandemia. Com uma quarta onda provável de ocorrer após a temporada de viagens de final de ano, os profissionais de saúde enfrentarão novamente riscos em meio à baixa cobertura de vacinação", disse a entidade em comunicado.

Doses

Até o momento, mais de 227 milhões de doses de vacinas foram administradas na África. Em 39 países que forneceram dados, 3,9 milhões de doses foram administradas a profissionais de saúde. Todos os países do continente priorizaram os profissionais de saúde em seus planos de vacinação, segundo a OMS.

As remessas de vacinas aumentaram nos últimos três meses: a África recebeu 330 milhões de doses da Covax e de acordos bilaterais desde fevereiro – dessas, 83% foram entregues desde agosto.

À medida que o suprimento de vacinas aumenta, lidar com os gargalos de absorção e acelerar a implementação se torna mais crítico: estudos recentes apontaram, por exemplo, que apenas cerca de 40% dos profissionais de saúde em Gana e 50% na Etiópia pretendiam se vacinar contra a Covid.

Preocupações com a segurança e os efeitos colaterais das vacinas foram identificados como os principais motivos de sua hesitação, segundo a OMS.

Como profissionais de saúde são fontes importantes de informação para a população em geral, a entidade pontuou que suas atitudes podem influenciar a adoção da vacina pelas sociedade como um todo.

“A vacina da Covid-19 está entre os extraordinários feitos científicos da humanidade. Na África, estamos gradualmente superando as restrições de fornecimento. Agora não é hora de tropeçar na falta de confiança nas vacinas ”, disse Moeti.

Veja VÍDEOS sobre as vacinas da Covid-19:

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab