EUA vão impor restrições a voos de países africanos por variante ômicron

Por Rogerio Magno em 26/11/2021 às 16:30:27
Identificada pela primeira vez na África do Sul, variante tem mutações na proteína S do coronavírus. Imagem de arquivo de avião da Southwest Airlines no aeroporto LaGuardia em Nova York.

Julio Cortez/AP

Os Estados Unidos vão impor restrições a voos com origem em países africanos por conta da nova variante da Covid-19, informou nesta sexta-feira (26) uma autoridade sênior do governo americano.

As restrições – que não valem para cidadãos americanos – atingirão viajantes oriundos de ao menos oito países, segundo esta autoridade:

África do Sul

Botswana

Zimbábue

Namíbia

Lesoto

Suazilândia

Moçambique

Malawi

Covid: o que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul

Mais de 10 países e/ou territórios já anunciaram restrições a voos de nações africanas devido à variante ômicron (B.1.1.529) do coronavírus descoberta na África do Sul, até o momento.

Outras nações, como Singapura, Japão e Índia, também anunciaram que vão adotar medidas para tentar conter a nova variante.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo federal que adote medidas de restrição para voos e viajantes de ao menos 6 nações africanas.

VEJA TAMBÉM:

B.1.1.529: o que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul

Veja países onde a nova variante do coronavírus já foi detectada

União Europeia propõe suspender voos do sul da África devido à B.1.1.529

Variante ômicron

A B.1.1.529, agora chamada de variante ômicron, preocupa pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína "spike" (a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).

O virologista Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação na África do Sul, que anunciou a descoberta da nova variante na quinta-feira (25), afirma que a variante ômicron carrega uma "constelação incomum de mutações" e é "muito diferente" de outros tipos que já circularam

"Esta variante nos surpreendeu, ela deu um grande salto na evolução [e traz] muitas mais mutações do que esperávamos", afirma Oliveira, que é brasileiro. Mas ainda é cedo para dizer o quão transmissível ou perigosa é a variante — e seu efeito sobre as vacinas já desenvolvidas (veja mais abaixo).

Outros países restringiram

Na quinta-feira (25), o Reino Unido restringiu viagens à África do Sul e mais cinco países do continente. Nesta sexta, a Comissão Europeia propôs a suspensão dos voos do sul da África para a União Europeia.

A Alemanha anunciou que não aceitará a entrada de viajantes procedentes da África do Sul e a Itália informou a proibição de entrada em seu território de qualquer pessoa que esteve em 7 nações do sul da África nos últimos 14 dias.

Reportagem em atualização.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab