Presa de mamute é encontrada…no fundo do mar; entenda

Por Rogerio Magno em 26/11/2021 às 19:31:21

Uma expedição conduzida pelo Instituto de Pesquisa do Aquário de Monterey, na Califórnia, encontrou uma presa de mamute no fundo do mar, ao averiguar uma elevação incomum de solo a 3.070 metros (m) de profundidade, a 300 quilômetros (km) da costa da Califórnia.

Originalmente avistada pela equipe em 2019, a presa do mamute só foi parcialmente coletada do mar, dentro das possibilidades tecnológicas da época. Apenas em julho de 2021 que o time conseguiu retornar à área e fazer a extração completa.

Leia também

Foto mostra três cientistas manipulando a presa de um mamute encontrada no fundo do mar da Califórnia
Cientistas analisam presa de mamute retirada do fundo do mar, na Califórnia (Imagem: Darrin Schultz/Monterey Bay Aquarium Research Institute)

De início, a reação da descoberta foi de estranheza pois, convenhamos, um dos maiores animais terrestres que já viveu no nosso mundo não era muito conhecido por suas atividades marítimas.

“Você aprende a esperar pelo inesperado quando explora as profundezas do mar, mas eu ainda estou chocado com termos "tropeçado" em uma presa de mamute”, disse Steven Haddock, cientista que liderou a expedição. “Somos muito gratos por termos um time multidisciplinar analisando esse espécime espetacular. O nosso trabalho de examinar essa descoberta está apenas começando e estamos ansiosos para compartilhar maiores informações no futuro”.

A presa de mamute encontrada no fundo do mar tem mais ou menos um metro de comprimento e pertence a um mamute colombiano (Mammuthus columbi). O material estava em ótimo estado de conservação, preservado pelo ambiente frio e de alta pressão do oceano, permitindo aos cientistas estudá-lo com bastante profundidade.

“O ambiente de preservação desse espécime é diferente de praticamente tudo o que vimos em outros lugares”, disse o paleontólogo da Universidade de Michigan, Daniel Fisher, especializado em mamutes e mastodontes. “Outros mamutes já foram recuperados do oceano, mas nunca em profundidades maiores do que algumas dezenas de metros”.

A equipe agora está conduzindo diversas análises – incluindo tomografias computadorizadas – para determinar informações mais detalhadas sobre o animal

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab