"Não há casos da nova variante no Brasil", afirma Ministério da Saúde

Por Rogerio Magno em 26/11/2021 às 22:31:48

Nesta sexta-feira (26), o Ministério da Saúde divulgou uma nota oficial em que garante que não foi identificado nenhum caso no Brasil da variante B1.1.529 do coronavírus causador da Covid-19. A informação é da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Variante detectada na África ainda não chegou ao Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Imagem: Staraldo – Shutterstock

“A pasta está em constante vigilância e analisa, de forma conjunta com vários órgãos do governo federal, as medidas a serem tomadas”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com o documento, o governo brasileiro solicitou à Organização Mundial da Saúde (OMS) mais informações sobre a nova variante, descoberta na quinta-feira (25), em Botswana, na África.

Leia mais:

Além disso, o órgão revelou que já enviou um comunicado de risco à Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública no Sistema Único de Saúde (SUS) para estarem alertas a qualquer mudança no cenário epidemiológico brasileiro.

Omicron é uma “variante de preocupação” da Covid-19

Nesta manhã, a OMS informou que batizou a variante identificada no continente africano como Omicron e a classificou como uma “variante de preocupação”, em razão da grande quantidade de mutações apresentada pela cepa, sendo algumas delas dotadas de “características preocupantes”.

Essa classificação, segundo a entidade, exige ações emergenciais por parte dos governos, que envolvem o compartilhamento de sequências de genoma, a comunicação de casos e mutações e a realização de investigações de campo e de análises laboratoriais para melhor compreender os impactos, a epidemiologia, a severidade e a efetividade de medidas de saúde pública.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab