Israel bloqueia entrada de estrangeiros e amplia quarentena por variante ômicron

Por Rogerio Magno em 27/11/2021 às 21:06:23
Estrangeiros não poderão entrar no país por duas semanas e israelenses terão prazo maior de isolamento ao retornar. Além disso, "lista vermelha", com quase 50 países, designa locais de destino proibido e de onde cidadãos terão regras ainda mais rígidas de quarentena ao voltar. Passageiros chegam ao aeroporto Ben Gurion, em Israel, em foto de 1 de novembro

Jack Guez/AFP

O governo de Israel anunciou neste sábado (27) que irá bloquear, durante duas semanas, a entrada de todos os estrangeiros no país, para tentar frear a disseminação da variante ômicron do coronavírus (B.1.1.529).

O país já registrou um caso, de uma paciente que viajou ao Malauí, e tem mais sete suspeitos. Após a identificação da contaminação, havia sido bloqueada a entrada de viajantes de sete países do continente africano.

Uma lista de mais dezenas de países que se tornam destino e origem proibidas foi publicada (leia abaixo), com validade a partir de segunda-feira, dia 29 de novembro.

B.1.1.529: veja países que já restringiram voos devido à nova variante do coronavírus

Ômicron: veja países onde a nova variante do coronavírus já foi detectada

Gráfico da ômicron mostra forte alta: especialistas veem risco, mas citam baixa vacinação na África do Sul

OMS declara a B.1.1.529 como 'variante de preocupação' e dá o nome de 'ômicron'

Neste sábado, além do bloqueio geral a estrangeiros e dessa lista, foi definido ainda que israelenses totalmente vacinados que desejam retornar ao país deverão fazer um isolamento de 72 horas após a chegada e serão submetidos a dois testes nesse período, que deverão apresentar resultados negativos. Até então, o isolamento era de 24 horas e apenas um teste era exigido.

Já aqueles que não receberam todas as doses de vacina continuarão cumprindo o prazo atual, de duas semanas de quarentena, tendo o prazo reduzido para uma semana caso apresentem um segundo teste negativo.

Lista vermelha

O governo israelense também proibiu que israelenses viajem para países incluídos em uma “lista vermelha” (veja abaixo), com maior risco de contaminação pela variante ômicron. E, os cidadãos que estejam retornando desses locais terão regras diferentes de isolamento: serão encaminhados do aeroporto diretamente a um hotel especial para quarentena, de onde só poderão sair após o resultado de seu primeiro teste.

Caso tenham resultado negativo, poderão cumprir a segunda semana de isolamento em suas casas, onde farão um novo exame sete dias depois do primeiro. Já aqueles que testarem positivo para Covid permanecerão no hotel e seus testes serão encaminhados para que seja feito o sequenciamento de genoma, exame necessário para descobrir a variante do vírus.

Países na lista vermelha de Israel:

África do Sul

Angola

Benin

Botsuana

Burkina Faso

Burundi

Camarões

Cabo Verde

Chade

República Democrática do Congo

Djibouti

Guiné Equatorial

Eritreia

Eswatini

Etiópia

Gâmbia

Gana

Guiné

Guiná Bissau

Costa do Marfim

Quênia

Lesoto

Libéria

Madagascar

Malaui

Mali

Mauritânia

Ilhas Maurício

Moçambique

Namíbia

Níger

Nigéria

Ilhas Reunião

Ruanda

Santa Helena

São Tomé e Príncipe

Senegal

Seychelles

Serra Leoa

Somália

Sudão do Sul

Tanzânia

Ilhas Comores

Togo

Uganda

Zâmbia

Zimbábue

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab