Anvisa: brasileiro que veio da África do Sul testa positivo para Covid-19

Por Rogerio Magno em 28/11/2021 às 18:09:25

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou o caso de um brasileiro que testou positivo para Covid-19 após passar pela África do Sul, foco da nova variante Ômicron. Segundo o órgão, o passageiro desembarcou em Guarulhos no sábado (27), em um voo da Ethiopian Airlines. Ainda não há confirmação se o caso se enquadra na nova cepa do coronavírus.

Em nota publicada em seu site oficial, a Anvisa destacou que fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo). Ainda de acordo com o texto, o passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático.

No entanto, a Anvisa foi informada horas após o desembarque sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.

Imagem possui a ilustração de diversos coronavirus
Brasileiro testou positivo para Covid-19 ao chegar da África do Sul, foco da nova variante Ômicron. Imagem: Shutterstock

Brasileiro que testou positivo para Covid-19 está em isolamento

A agência notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal na madrugada deste domingo. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhar o caso.

O paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso.

A Rede CIEVS, ligada ao Ministério da Saúde, também realizará os procedimentos de contato com os passageiros e tripulantes para monitoramento das condições de saúde e direcionamento aos serviços de atenção à saúde, bem como a adoção das medidas de prevenção e controle da Covid-19. As autoridades de saúde também ficarão responsáveis pelo mapeamento genômico para identificação da variante.

Leia mais:

Covid-19: Brasil restringiu voos para evitar variante Ômicron

Após recomendação da Anvisa, o Ministério da Saúde proibiu voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela República da África do Sul, República de Botsuana, Reino de Essuatíni, Reino do Lesoto, República da Namíbia e República do Zimbábue.

De acordo com a portaria, o viajante brasileiro que vier desses destinos ou passar por eles nos últimos quatorze dias antes do embarque, deverá permanecer em quarentena, por quatorze dias, ao ingressar no território brasileiro.

A Anvisa reforçou que realiza a triagem em aeroportos brasileiros desde o início da pandemia, a fim de adotar as ações de prevenção e promoção da saúde nos casos de identificação de viajantes infectados pelo Sars-Cov-2.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab